Um espelho em frente ao outro
apontamentos sobre a especularidade em 3x4, de Armando Freitas Filho
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v13i29.p120-134Palavras-chave:
Poesia, Especularidade simbólica, Imagem poética, Armando Freitas Filho, 3x4Resumo
Este ensaio propõe uma discussão acerca do livro 3x4 (1985), do poeta carioca Armando Freitas Filho. A partir da constatação de que a obra é repleta de poemas que se inserem no campo semântico da visão, elegemos para um debate específico aqueles que fazem uso da imagem poética dos espelhos. Defendemos que, nessa obra, a especularidade – a qual está presente na menção a espelhos e lagos, mas também na repetição sistemática de algumas estruturas e palavras – põe em xeque o simplório binarismo do eu real versus eu virtual e evidencia os impasses do sujeito em sua relação com o mundo. É como se a imagem especular (que, segundo Umberto Eco, não mente) se espelhasse na imagem poética (paradoxal e inquietante, segundo Alfredo Bosi e Octavio Paz), e ambas, juntas e uníssonas, colocassem-nos diante da seguinte conclusão: já que seus objetos de apreensão estão sempre por escapar, cabe à poesia a busca – utópica, mas necessária – pelo estatuto de estágio virginal da linguagem, no qual a percepção do mundo se dá sempre de forma inaugural, como sugere Heidegger em A caminho da linguagem (2003).
Downloads
Referências
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. 6. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
BOSI, Viviana. Objeto urgente. In: FREITAS FILHO, Armando. Máquina de escrever: poesia reunida e revista. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2003. p. 5-25.
BRANDÃO, Junito de Souza. O mito de Narciso. In: ______. Mitologia grega. Petrópolis: Vozes, 1987. v. 2. p. 173-190.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. 2. ed. São Paulo: 34, 2010.
ECO, Umberto. Sobre os espelhos. In: ______. Sobre os espelhos e outros ensaios. Trad. Helena Domingos. Lisboa: DIFEL, 1989. p. 11-44.
FREITAS FILHO, Armando. 3x4. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
GIDE, André. O Tratado do Narciso (teoria do símbolo). Trad. André Vallias. Sopro 92, Florianópolis, n. 92, jul. 2013. Disponível em: http://culturaebarbarie.org/sopro/arquivo/gide.html#.ZBQp0_bMLIU. Acesso em: 18 jan. 2023.
HEIDEGGER, Martin. A linguagem. In: ______. A caminho da linguagem. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis; Bragança Paulista: Vozes; Editora Universitária São Francisco, 2003. p. 7-26.
PAZ, Octavio. A imagem. In: ______. Signos em rotação. Trad. Sebastião Uchôa Leite. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1996. p. 37-50.
SÜSSEKIND, Flora. Um piscar de olhos. In: FREITAS FILHO, Armando. 3x4. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985. p. 7-17.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.