OS MOVIMENTOS DO CONHECIMENTO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO
KNOWLEDGE MOVEMENTS IN ENGLISH LANGUAGE CLASSES AT HIGH SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i15Resumo
RESUMO: Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que investigou os aspectos metodológicos empreendidos em práticas pedagógicas orientadas pela perspectiva dos letramentos elaboradas por nove licenciandos do curso de Letras – língua inglesa da Universidade Federal de Campina Grande, matriculados na disciplina Estágio de Língua Inglesa: 1º e 2º anos do Ensino Médio. Tal investigação teve como base os estudos de Kalantzis e Cope (2005) e Cope e Kalantzis (2009) sobre os oito movimentos do conhecimento, pelos quais, de acordo com os autores, o conhecimento se constitui. Para a realização da pesquisa, estudamos os dezesseis planos de aula elaborados pelos licenciandos, dos quais onze são abordados neste artigo, com o intuito de identificar os tipos de propostas empreendidas em cada plano, seus objetivos e seus procedimentos metodológicos. Na análise, buscamos responder quais práticas pedagógicas mostram, de forma mais evidente, os pressupostos dos letramentos. Percebemos que certas sequências de movimentos do conhecimento possibilitam que o aluno aja de forma ativa, isto é, como construtor, indo ao encontro da perspectiva teórica adotada.
PALAVRAS-CHAVE: Movimentos do Conhecimento. Letramentos. Estágio de Língua Inglesa no Ensino Médio.
ABSTRACT: This paper presents part of the results from a research, which investigated methodological aspects employed in the pedagogical practices guided by the literacies perspective produced by pre-service students attending Estágio de Língua Inglesa: 1º e 2º anos do Ensino Médio, in an English teacher education program, from Federal University of Campina Grande. It was based on Kalantzis and Cope’s (2005) and Cope and Kalantzis’ (2009) studies concerning the eight knowledge movements by which, according to the authors, knowledge is constructed. In order to accomplish such investigation, it was studied the sixteen class plans produced by nine intern students. In this article, eleven of theses plans are discussed, aiming at identifying the type of proposals in each class plan, its goals and its methodological procedures. In the analysis, we tried to focus on the pedagogical practices that seem to be grounded on the literacies theories. It could be observed that certain knowledge movements sequences enable the learner to act in a active way, that is, as a designer, demonstrating an affiliation to the theoretical pesperctive adopted in this text.
KEYWORDS: Knowledge Movements. Literacies. English Teaching Internship at High School.
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