OS MOVIMENTOS DO CONHECIMENTO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO

KNOWLEDGE MOVEMENTS IN ENGLISH LANGUAGE CLASSES AT HIGH SCHOOL

Autores/as

  • Walter Vieira BARROS Mestrando UFCG-PB/CAPES
  • Marco Antônio Margarido COSTA Doutor em Letras – FFLCH/USP Unidade Acadêmica de Letras – UFCG-PB

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v8i15

Resumen

RESUMO: Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que investigou os aspectos metodológicos empreendidos em práticas pedagógicas orientadas pela perspectiva dos letramentos elaboradas por nove licenciandos do curso de Letras – língua inglesa da Universidade Federal de Campina Grande, matriculados na disciplina Estágio de Língua Inglesa: 1º e 2º anos do Ensino Médio. Tal investigação teve como base os estudos de Kalantzis e Cope (2005) e Cope e Kalantzis (2009) sobre os oito movimentos do conhecimento, pelos quais, de acordo com os autores, o conhecimento se constitui. Para a realização da pesquisa, estudamos os dezesseis planos de aula elaborados pelos licenciandos, dos quais onze são abordados neste artigo, com o intuito de identificar os tipos de propostas empreendidas em cada plano, seus objetivos e seus procedimentos metodológicos. Na análise, buscamos responder quais práticas pedagógicas mostram, de forma mais evidente, os pressupostos dos letramentos. Percebemos que certas sequências de movimentos do conhecimento possibilitam que o aluno aja de forma ativa, isto é, como construtor, indo ao encontro da perspectiva teórica adotada.

PALAVRAS-CHAVE: Movimentos do Conhecimento. Letramentos. Estágio de Língua Inglesa no Ensino Médio.

 

 

ABSTRACT: This paper presents part of the results from a research, which investigated methodological aspects employed in the pedagogical practices guided by the literacies perspective produced by pre-service students attending Estágio de Língua Inglesa: 1º e 2º anos do Ensino Médio, in an English teacher education program, from Federal University of Campina Grande. It was based on Kalantzis and Cope’s (2005) and Cope and Kalantzis’ (2009) studies concerning the eight knowledge movements by which, according to the authors, knowledge is constructed. In order to accomplish such investigation, it was studied the sixteen class plans produced by nine intern students. In this article, eleven of theses plans are discussed, aiming at identifying the type of proposals in each class plan, its goals and its methodological procedures. In the analysis, we tried to focus on the pedagogical practices that seem to be grounded on the literacies theories. It could be observed that certain knowledge movements sequences enable the learner to act in a active way, that is, as a designer, demonstrating an affiliation to the theoretical pesperctive adopted in this text.

KEYWORDS: Knowledge Movements. Literacies. English Teaching Internship at High School.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Walter Vieira BARROS, Mestrando UFCG-PB/CAPES

Mestrando e bolsista (CAPES) do Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campina Grande – PB.

Marco Antônio Margarido COSTA, Doutor em Letras – FFLCH/USP Unidade Acadêmica de Letras – UFCG-PB

Doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH/USP. Professor da Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campina Grande – PB.

Citas

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, v. 1, 2006. p. 85 – 124.

DUBOC, A. P.; FERRAZ, D. M. Letramentos críticos e formação de professores de inglês: currículos e perspectivas em expansão. In: JORDÃO (Org.). Letramentos e multiletramentos no ensino de línguas e literaturas. Revista X, v.1, p. 19-32, 2011. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/revistax/ article/view/23056/16914> Acessado em abril de 2016.

COPE, B.; KALANTZIS, M. Multiliteracies: new literacies, new learning. Pedagogies: An International Journal, Nanyang Walk, v. 4, n. 3, p. 164-195, 2009. Disponível em: <http://blogs.ubc.ca/lled3602015/files/2015/08/CopeKalantzis_Multiliteracies.pdf> acessado em Abril de 2016.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa.São Paulo: Atlas, 2002.

KALANTZIS, M.; COPE, B. Learning by Design. Melbourne: VSIC, 2005.

______. New Learning: elements of a science education. New York: Cambridge University Press, 2008.

KRESS, G. Multimodality. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: literary learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000. p. 182-202.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New literacies: everyday practices and social learning. 3. ed. Maidenhead-UK: Open University Press, 2011.

LEÃO, D. M. M. Paradigmas contemporâneos de educação: escola tradicional e escola construtivista. Cadernos de Pesquisa, n. 107, p. 187-206, julho/1999.

MATTOS, A. M. A. Novos letramentos, ensino de língua estrangeira e o papel da escola pública no século XXI. In: JORDÃO (Org.). Letramentos e multiletramentos no ensino de línguas e literaturas. Revista X, v.1, p. 33-47, 2011. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/revistax/article/view/22474/16915> acessado em abril de 2016.

MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R. F.; ARAUJO, V. A. (Org.). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2011a. p. 128-140.

MENEZES DE SOUZA, L. M. T. O professor de inglês e os letramentos no século XXI: métodos ou ética? In: JORDÃO, C. M. et al. (Org.). Formação desformatada: práticas com professores de língua inglesa. Campinas: Pontes, 2011b. p. 279-303.

MORIN, E. Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, F. M.; SILVA, J. M. (Org.). Para navegar no século XXI: tecnologias do imaginário e cibercultura. 3. ed. Porto Alegre: Sulina/Edipurcs, 2003. v. 1. p. 13-36.

ROJO, R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. p. 11- 31.

SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 67-145.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. p. 31-42.

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

STREET, B. What’s “New” in New Literacy Studies? Critical Approaches to Literacy in Theory and Practice. Current Issues in Comparative Education, Columbia University, v. 5, n. 2, p. 77-91, 2003.

Publicado

2018-04-11

Cómo citar

BARROS, Walter Vieira; COSTA, Marco Antônio Margarido. OS MOVIMENTOS DO CONHECIMENTO EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO: KNOWLEDGE MOVEMENTS IN ENGLISH LANGUAGE CLASSES AT HIGH SCHOOL. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 8, n. 15, p. pp. 149–165, 2018. DOI: 10.51951/ti.v8i15. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/8887. Acesso em: 25 dic. 2024.