ENTRE O LEMBRAR E O ESQUECER: OS VALORES DA MEMÓRIA EM “A MEDALHA”, DE LYGIA FAGUNDES TELLES
BETWEEN REMEMBRANCE AND FORGETTING: THE VALUES OF MEMORY IN “A MEDALHA” BY LYGIA FAGUNDES TELLES
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v7i14Resumo
RESUMO: Este trabalho promove uma reflexão acerca dos conceitos lembrar e esquecer no conto “A medalha”, de Lygia Fagundes Telles, contexto em que eles podem ser relacionados, respectivamente, aos impulsos artísticos primordiais chamados de apolíneo e dionisíaco, conforme proposto por Friedrich Nietzsche. Considerados como duas faculdades pertencentes ao campo da memória, lembrar e esquecer, representariam uma dualidade conflituosa e dinâmica da qual dependeria a evolução da vida. Buscaremos mostrar como essas duas ações constituem a base dos conflitos internos das personagens lygianas. Como veremos, os seres ficcionais dessa escritora, na contramão de uma sociedade que supervaloriza a lembrança, ousam se esquecer, sendo impulsionados por uma visão dionisíaca do mundo.
PALAVRAS-CHAVE: Memória. Lembrar. Esquecer. Nietzsche. Lygia Fagundes Telles.
ABSTRACT: This essay promotes a reflection about the remembrance and forgetting concepts in the short story “A medalha” by Lygia Fagundes Telles. In this text, they can be associated to the primordial artistic impulses which Friedrich Nietzsche called the apolinean and the dionisiac. Both considered a part of memory, remembering and forgetting represent a conflictual and dynamic duality that, according to Niwtzche, would sustain life and evolution. This research tries to show how this duality forms the internal conflicts Telles’ characters suffer. These fictional beings, opposite to a society that overvalues remembrance, dare to forget what they know, guided by a dionisiac interpretation of the world.
KEYWORDS: Memory. Remembrance. Forgetting. Nietzsche. Lygia Fagundes Telles.
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Referências
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