CONSIDERAÇÕES SOBRE O USO DO DICIONÁRIO EM DOIS MANUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRANCÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA
CONSIDERATIONS ON THE USE OF THE DICTIONARY IN TWO MANUALS OF TEACHING-LEARNING FRENCH AS A FOREIGN LANGUAGE
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v7i14Resumo
RESUMO: Este artigo objetiva examinar se os enunciados de atividades linguísticas em livros do aluno e guias pedagógicos pertencentes a dois manuais de ensino-aprendizagem de Francês Língua Estrangeira (FLE) destinados ao público adulto sugerem o emprego do dicionário. Para contextualizar este estudo, são apresentadas as concepções de ensino-aprendizagem de francês das coleções analisadas e o espaço destinado ao uso do dicionário em pesquisas sobre o ensino- aprendizagem de línguas estrangeiras. Por fim, com base na pesquisa realizada, é apresentada a situação particular do emprego do dicionário no ensino-aprendizagem de FLE e, ao mesmo tempo, é exposta uma análise sobre esses dois manuais nessa perspectiva. Através de contribuições da Lexicografia Pedagógica (LP), espera-se oferecer uma reflexão sobre o uso do dicionário no contexto de ensino-aprendizagem de FLE para assim valorizar o seu emprego por professores e aprendizes.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino-aprendizagem de FLE. Uso do dicionário. Lexicografia pedagógica. Manuais de ensino de FLE.
ABSTRACT: This article aims at examining whether the statements of the linguistic activities in the student’s books and in pedagogical guides of two teaching-learning manuals of French as a Foreign Language (FFL) for adult audiences suggest the use of the dictionary. To contextualize this study, the article describes the teaching-learning conceptions of French in the analyzed collections, and the amount of space granted to the use of the dictionary in research on the teaching-learning of foreign languages. In addition to that, the specific situation of the use of the dictionary in the teaching-learning of FFL is presented, based on the research carried out, as well as an analysis of these two manuals, in this perspective.Finally, it is expected to offer a reflection on the use of the dictionary in the teaching-learning context of FFL, by means of the contributions of the Pedagogical Lexicography (PL),in order to increase its use by teachers and apprentices.
KEYWORDS: FFL teaching-learning. Dictionary use. Pedagogical lexicography. Manuals of French as a Foreign Language (FFL).
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