/t/ /d/ OU /Id/? UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DO MORFEMA -ED DOS VERBOS REGULARES NO PASSADO EM INGLÊS POR FALANTES BRASILEIROS

/t/ /d/ OR /Id/? A STUDY ABOUT THE PERCEPTION OF THE -ED MORPHEME IN REGULAR ENGLISH VERBS IN THE PAST BY BRAZILIAN SPEAKERS

Autores

  • Carolina Laurino ROSSINI Letras - UTFPR
  • Bruna Nóbile FRACARO Letras - UTFPR
  • Maria Lúcia de Castro GOMES Letras - UTFPR/Curitiba
  • Andressa BRAWERMAN-ALBINI Letras - UTFPR/Curitiba

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v7i14

Resumo

RESUMO: No processo de aquisição de uma língua estrangeira, o aprendiz encontra sons diferentes daqueles de sua língua materna. A não percepção dessas diferenças pode interferir na pronúncia do falante, o que pode resultar em problemas de inteligibilidade frustrantes para o aprendiz. No caso dos falantes brasileiros de inglês, aponta-se a dificuldade na produção de verbos regulares no passado, com a possível inserção de vogais epentéticas. Com base nesse cenário, a presente pesquisa busca investigar a percepção das diferentes pronúncias do morfema -ed nos verbos do passado regular da língua inglesa por aprendizes brasileiros. Para tanto, são aplicados testes de discriminação e identificação a alunos de um curso de Letras. Os resultados mostram que os alunos obtiveram, no total, uma média de 72,4% de acertos. É possível, ainda, identificar uma maior facilidade por parte dos alunos com relação à tarefa de discriminação do que com relação às tarefas de identificação. Por fim, percebe-se uma dificuldade maior na identificação do morfema /d/, seguido por /Id/ e /t/. A partir dos resultados encontrados, busca-se levantar algumas reflexões acerca da importância de testes e treinamentos de percepção, bem como do ensino explícito de pronúncia nas aulas de língua inglesa.

PALAVRAS-CHAVE: Língua Inglesa. Percepção. Passado regular. Morfema -ed.

 

ABSTRACT: In the process of learning a foreign language, the speaker comes across different sounds from the ones they have in their first language. The non-perception of these differences may interfere in their pronunciation, which may lead to intelligibility problems that can make the speaker frustrated. When it comes to Brazilian English speakers, it is believed they have difficulties to produce regular verbs in the past – to which they tend to add an epenthetic vowel. Based on this scenario, this research aims at investigating the perception of the different -ed morphemes in regular English verbs in the past by Brazilian speakers. In order to do so, discrimination and identification tasks were performed by language students. The results show that the participants had, altogether, an average of 72,4% accuracy. It is also possible to point out that the discrimination task seemed to be easier for these students than the identification task. Finally, it can be noticed that the morpheme /d/ is harder for the participants to perceive, followed by /Id/ and /t/. Considering these results, this article considers the importance of tests and perceptual training as well as explicit pronunciation teaching in English classes.

KEYWORDS: English. Perception. Regular Past. -ed Morpheme.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Laurino ROSSINI, Letras - UTFPR

Graduada em Licenciatura em Letras. Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba – PR – Brasil. E-mail: carolinarossini@outlook.com.

Bruna Nóbile FRACARO, Letras - UTFPR

Graduada em Licenciatura em Letras. Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba – PR – Brasil. E-mail: bruna.fracaro@hotmail.com.

Maria Lúcia de Castro GOMES, Letras - UTFPR/Curitiba

Doutora em Letras. Professora do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba – PR – Brasil. E-mail: malugomes@utfpr.edu.br.

Andressa BRAWERMAN-ALBINI, Letras - UTFPR/Curitiba

Doutora em Letras. Professora do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba – PR – Brasil. E-mail: andbraw@utfpr.edu.br.

Referências

ALVES, U. K. O papel da instrução na aquisição fonológica do inglês como L2: evidências fornecidas pela teoria da otimidade. Dissertação de Mestrado. Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2004.

BETTONI-TECHIO, M. Perceptual training and word-initial /s/-clusters in Brazilian Portuguese/English interphonology. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.

BRAWERMAN-ALBINI, A. Os efeitos de um treinamento de percepção na aquisição do padrãoacentual pré-proparoxítono da língua inglesa por estudantes brasileiros. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

BRADLOW, A. R.; PISONI, D. B.; YAMADA, R. A.; TOHKURA, Y. Training Japanese listeners to identify English /r/ and /l/: IV. Some effects of perceptual learning on speech production. Journal of the Acoustical Society of America, 101, p. 2299-2310, 1997.

DELATORRE, F. Brazilian EFL learners’ production of vowel epenthesis in words ending in -ed. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

DELATORRE, F. Production and phonological representation of simple past tense -ed by two Brazilian EFL speakers. In: RAUBER, A.S.; WATKINS, M.A.; SILVEIRA, R.; KOE- RICH., R.D. (Org.). The Acquisition of Second Language Speech: Studies in Honor of Professor Barbara O. Baptista. Florianópolis: Insular, 2010. p. 195-220.

DELATORRE, F; BAPTISTA, B.O. The effect of long-term instruction on a Brazilian learner’s pronunciation of regular verbs ending in -ed. Revista X, v. 1, p. 58-79, 2014.

FRESE, R.A. The relationship between perception and production of words ending in –ed byBrazilian EFL learners. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

FLEGE, J.E. Second language speech learning: Theory, findings, and problems. In: STRANGE, W. (Ed.). Speech perception and linguistic experience: Issues in cross-language research. Tomonium: York Press, 1995. p. 233-277.

GOMES, M. L. C. A produção de palavras do inglês com o morfema ed por falantes brasileiros:uma visão dinâmica. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.

. Passado regular em inglês: como o brasileiro pronuncia palavras com o morfema -ed.. In: BRAWERMAN-ALBINI, A.; GOMES, M. L. C. (Org.). O jeitinho brasileiro defalar inglês. Campinas: Pontes, 2014.

JENKINS, J. The Phonology of English as an International Language. Oxford: OUP, 2000.

LIMA JR, R. M. Uma investigação dos efeitos do ensino explícito da pronúncia na aula de inglês como língua estrangeira. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 3, p. 747-771, 2010.

MARIANO, M. H. The influence of training and instruction on the production of words endingin -ed by Brazilian EFL learners. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.

Publicado

13-05-2018

Como Citar

ROSSINI, Carolina Laurino; FRACARO, Bruna Nóbile; GOMES, Maria Lúcia de Castro; BRAWERMAN-ALBINI, Andressa. /t/ /d/ OU /Id/? UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DO MORFEMA -ED DOS VERBOS REGULARES NO PASSADO EM INGLÊS POR FALANTES BRASILEIROS: /t/ /d/ OR /Id/? A STUDY ABOUT THE PERCEPTION OF THE -ED MORPHEME IN REGULAR ENGLISH VERBS IN THE PAST BY BRAZILIAN SPEAKERS. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 7, n. 14, p. pp. 345–358, 2018. DOI: 10.51951/ti.v7i14. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/9140. Acesso em: 7 set. 2024.