Um filme poesia e uma poesia filme

uma leitura comparada entre Litania da Velha, de Arlete Nogueira da Cruz e Litania da Velha, de Frederico Machado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v14i30.p35-56

Palavras-chave:

Literatura comparada. Litania da Velha. Operações. Tradução. Cinema e Literatura.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo realizar uma leitura comparada entre o poema narrativo Litania da Velha (1996), de Arlete Nogueira da Cruz e o curta-metragem Litania da Velha (1997), de Frederico Machado, evidenciando as operações realizadas na transposição intersemiótica, do texto verbal e sua contemplação do imagético para o texto visual em movimento da filmagem, realizada entre o texto-fonte e o texto alvo. Ao analisar o trabalho tradutório retomamos conceitos da Literatura Comparada e estudos de tradução para evidenciar contrastes e similaridades que constituem o texto traduzido como um texto autônomo, ligado ao texto-fonte por certa intertextualidade, mas sem necessidade de fidelidade. Os resultados alcançados demonstram que na tradução/transcriação/transposição o texto inicial sofre adições, reduções, transformações e deslocamentos próprios da configuração de uma nova obra que se origina, intermediados pela elaboração de um roteiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendel Vinícius de Freitas Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorando em Estudos de Linguagens pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens – PPGEL/UFMS da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Letras – Teoria Literária (UEMA). Licenciado em Letras (UEMA).

Marta Francisco de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Orientadora. Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens PPGEL/UFMS. Pós-Doutora em Estudos de Linguagens (UFMS). Doutora em Letras (UNESP). Mestre em Letras (UFMS).

Referências

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

BAZIN, André. O cinema: ensaios. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1991.

BORGES, Jorge Luis. Kafka e seus precursores. Obras completas. Buenos Aires: Emecé, 1974.

BRITO, João Batista de. Literatura no cinema. São Paulo: Unimarco, 2006.

BURCH, Noël. Praxis do cinema. Lisboa: Editorial Estampa, 1973.

CAMPOS, Haroldo de. O arco-íris branco. Rio de Janeiro: Imago, 1997.

CORRÊA, Dinacy Mendonça. Uma odisseia no centro histórico de São Luís. Rio de Janeiro: Revista Garrafa 22, 2010.

CRUZ, Arlete Nogueira da. Litania da velha. São Luís: Lithograf, 1999.

CRUZ, Arlete Nogueira da. Litania da velha. São Luís: Lithograf, 2002.

CRUZ, Arlete Nogueira da. Sal e Sol. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

CUNHA, João Manuel dos Santos. Da literatura ao cinema, traduzindo sobre restos de linguagens. Revista Brasileira de Literatura Comparada, [S. l.], n.23, 2013.

CUNHA, João Manuel dos Santos. Tradução fílmica para texto literário: a questão do narrador. Revista Odisseia, [S. l.], n. 2, 2012.

DARDEL, Eric. O homem e a terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: Perspectiva, 2017.

DUQUE, Fabricio. Litania da velha: na contramão da vida. Disponível em: https://vertentesdocinema.com/litania-da-velha/. Acesso em 01.jul.2023.

FERREIRA, Marcia Milena Galdez. A litania da velha na nova/velha São Luís. São Luís: Caderno Pós Ciências Sociais, 2004.

FONSECA, T. C.; BEZERRA, J. L. B. O grande imagista em Vela ao crucificado: um estudo sobre a linguagem do cinema. Cadernos de Letras da UFF, v. 22, n. 45, 30 dez. 2012.

FURTADO, Maria Silvia Antunes. Litania da velha: a cidade e os esconderijos da memória. Rio de Janeiro: Revista Garrafa 23, 2011.

GUALDA, Linda Catarina. Literatura e cinema: elo e confronto. MATRIZes. n. 2, 2010.

HATTNHER, Alvaro Luiz. Quem mexeu no meu texto? observações sobre literatura e sua adaptação para outros suportes textuais. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 16, p. 145-155, 2010.

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da adaptação. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.

JORGE, Fernando Roberto Alves. Caminhando pelas páginas da literatura: uma (re) leitura do patrimônio e das memórias de São Luís-Ma por meio da obra Litania da Velha de Arlete Nogueira. Dissertação. (Mestrado em Letras) Universidade Estadual do Maranhão. São Luís, 2018.

MATHIAS, Roberta. Litania da velha: sem choro ou despedida. Disponível em: https://apostiladecinema.com.br/litania-da-velha. Acesso em: 01.jul. 2023.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Saraiva, 2013.

METZ, Christian. Linguagem e cinema. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1971.

METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1977.

MULLER, Adalberto. Além da literatura, aquém do cinema?: Considerações sobre a intermidialidade. Outra travessia. Santa Catarina, 2008.

NERES, José. Uma eterna litania, 2017. Disponível em: https://www.recantodasletras.com.br/artigos-de-literatura/2763162. Acesso em: 03.0ut.2017.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

REBELLO, L. S. Literatura Comparada, Tradução e Cinema. Organon. Porto Alegre, v. 27, n. 52, 2012.

SANTOS, Wendel Vinícius de Freitas. A verbalização do olhar: a memória e a paisagem em, Litania da Velha. Dissertação. (Mestrado em Letras) Universidade Estadual do Maranhão. São Luis, 2020.

STEINER, George. Depois de Babel: questões de linguagem e tradução. Curitiba: Editora UFPR, 2005.

STAM, Robert. Teoria e prática da adaptação: da fidelidade à intertextualidade. Ilha do desterro: film beyond boundaries. Florianópolis-SC: n. 51. jul/dez 2006.

Publicado

11-07-2024

Como Citar

SANTOS, Wendel Vinícius de Freitas; OLIVEIRA, Marta Francisco de. Um filme poesia e uma poesia filme: uma leitura comparada entre Litania da Velha, de Arlete Nogueira da Cruz e Litania da Velha, de Frederico Machado. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 14, n. 30, p. 35–56, 2024. DOI: 10.51951/ti.v14i30.p35-56. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/n30p35. Acesso em: 7 set. 2024.

Edição

Seção

Literatura e cinema: questões de adaptação cinematográfica