Poéticas do silêncio e da penumbra
uma leitura de Alejandra Pizarnik e Alix Cléo Roubaud
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v14i32.p75-86Palavras-chave:
Poesia. Fotografia. Intersemiose. Alejandra Pizarnik. Alix Cléo Roubaud.Resumo
Este artigo propõe uma análise Intersemiótica das obras da poeta argentina Alejandra Pizarnik (1936-1972), e da fotógrafa canadense Alix Cléo Roubaud (1952-1983). Partindo-se dos pressupostos teórico-críticos de Octavio Paz (1982), Susan Sontag (2004), Ana Bernstein (2017) e Cesar Aira (2001), pretende-se analisar o modo como a obra poética de Pizarnik e a obra visual de Roubaud convergem, no que tange às relações estabelecidas entre poesia e fotografia, e à figurativização do corpo, do desejo e da ausência, por meio da estruturação de imagens, da disposição do verso, e do arsenal metalinguístico, em ambas as obras.
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