A CANÇÃO COMO CONSTELAÇÃO DE GÊNEROS NO ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL
SONGS AS A GENRE CONSTELLATION IN THE PORTUGUESE AS AN ADDITIONAL LANGUAGE CLASSROOM
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i16Abstract
RESUMO: Neste artigo, revisitamos a noção de canção como constelação de gêneros (COELHODESOUZA, 2010) a fim de apresentar uma análise mais aprofundada da música como linguagem a partir de um viés discursivo bem com refletir sobre a centralidade do gênero musical para a organização da constelação. Com base na compreensão de música como discurso (SWANWICK,1994, 2003; NECKEL, 2005; SCHROEDER, 2009; SCHROEDER; SCHROEDER, 2011), discutimoso fenômeno dos gêneros musicais a partir de uma aproximação com o conceito de gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003 [1952-1953]) e sua importância para a construção de sentidos de umacanção. Entendemos que, além de ser o aspecto mais saliente na identificação de uma canção, o gênero musical é um fator determinante no que se refere tanto aos elementos constitutivos da música e da letra como às funções e práticas sociais a ele associadas e à rede de interlocuções por ele projetada. No final, sugerimos algumas possíveis implicações da compreensão da canção como uma constelação de gêneros para o ensino línguas, mais especificamente para o de português como língua adicional, especialmente no que diz respeito à articulação entre letra e gênero musical paraa atribuiçãode sentidos à canção em estudo.
PALAVRAS-CHAVE: Canção como gênero discursivo. Canção como constelação de gêneros. Música como discurso. Ensino de línguas. Português como língua adicional.
ABSTRACT: In this paper we revisit the concept of songs as a genre constellation (COELHO DESOUZA, 2010) in order to present a more thorough analysis of music as a language as well as to reflect upon the centrality of music genres to the organization of this constellation. Grounded ontheunderstanding of music as discourse (SWANWICK, 1994, 2003; NECKEL, 2005; SCHROEDER,2009; SCHROEDER; SCHROEDER, 2011), we discuss both how music genres can be seen as a particular type of speech genres (BAKHTIN, 2003 [1952-1953]) and their importance for meaning making in songs. Apart from being the most salient aspect when it comes to identifying a song, we consider that the genre of a song is a determining factor in regards to both the elements of music and lyrics, the social practices and functions associated to it as well as to its target interlocutors. Finally, we reflect upon some possible implications of the understanding of songs as a genre constellation to the language classroom, more particularly to the teaching of Portuguese as an Additional Language, especially in regards to the connection between the genre of a song and the contents of its lyrics for meaning making.
KEYWORDS: Songs as a speech genre. Songs as a genre constellation. Music as discourse. Language teaching. Portuguese as an Additional Language.
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