ENTREVISTA COM RICARDO LÍSIAS
Abstract
Ricardo Lísias, nascido em 1975, é um autor que começou a escrever no final da década de 1990 – quando lançou Cobertor de Estrelas – e que continua na ativa. Desde o seu primeiro livro, ao menos mais uma dezena foi lançada, envolvendo romances, contos e também literatura infantil. Entre os que se destacam, é possível citar O livro dos mandarins, O céu dos suicidas, Divórcio, a série digital Delegado Tobias e Concentração e outros contos. Acredito que – com alguma ressalva – Lísias possa se enquadrar naquilo que Daniel Link afirma a respeito de Ricardo Piglia: "El escritor posmoderno ejemplar es un profesor que además publica novelas. Sujeto que sostiene la tensión de un doble discurso, un doble registro, un límite, y que encuentra en esa tensión la forma de seguir pensando la literatura.". É a partir de constatação semelhante que começo a entrevista abaixo, para depois tratar de temas recorrentes em sua obra, livros que obtiveram sucesso, sobre o papel do escritor na sociedade e também a respeito da recente polêmica envolvendo um dos ebooks que compõem a série Delegado Tobias. Vamos a ela...
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.