ALÉM DAS FRONTEIRAS: A BUSCA, A FUGA E O ENTRE-LUGAR NA LITERATURA MOÇAMBICANA
BEYOND THE BORDERS: THE PURSUIT, THE ESCAPE AND THE IN- BETWEEN IN THE MOZAMBICAN LITERATURE
Abstract
RESUMO: Ao abordarem sujeitos que têm as suas vidas devastadas pela guerra, os romances Terra sonâmbula, de Mia Couto, e O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane, misturam-se à própria história de Moçambique. Temas como a perda, a busca e a fuga se entrelaçam nas narrativas por meio da representação de sujeitos desterritorializados, já que são obrigados, pelos conflitos, a ultrapassarem não só as fronteiras geográficas, mas as morais e psicológicas. O objetivo deste artigo é analisar como esses temas dialogam nas obras, bem como investigar a representação de sujeitos que se situam no entre-lugar. Para tanto, nos baseamos nos postulados de Homi K. Bhabha, estudioso em quem buscamos os conceitos de espaço intersticial e de entre-lugar, e de Franz Fanon, em quem encontramos formulações acerca da alienação/assimilação. No presente trabalho, apropriamo-nos de conceitos filosóficos que há muito vem sendo empregados em outros campos do saber, como antropologia e geografia, e ora empregamos nos estudos literários, em diálogo com as formulações de Edward Said, em “Reflexões sobre o exílio”.
PALAVRAS-CHAVE: Entre-lugar. Literatura moçambicana. Fronteiras.
ABSTRACT: When subjects that had their lives devastated for war are discussed, the books Terra sonâmbula, by Mia Couto, and O alegre canto da perdiz, by Paulina Chiziane mixed with Mozambique’s history. Themes such as loss, the pursuit and the escape are intertwined in theses narratives through deterritorialized subjects, as they are forced by the conflicts overcome not only geographical borders, but the moral and psychological. The aim of this article is to analyze how this topics dialogue in the books, as well as investigate the representation of subjects who are in-between space. For this, we rely on Homi K. Bhabha’s postulates, scholar who we seek the concepts of interstitial space and in-between place and Franz Fanon, whom we find formulations about alienation/assimilation. In this study, we use philosophical concepts that have long been used in other fields of knowledge, such as anthropology and geography, and now employ in literary studies, in dialogue with Edward Said formulations, in "Reflections on Exile”.
KEYWORDS: In-between-space. Mozambican literature. Borders.
Downloads
References
BHABHA, H. K. Interrogando identidades; Frantz Fanon e a prerrogativa pós-colonial. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998.
CHIZIANE, P. O alegre canto da perdiz. Lisboa, 2008.
COUTO, M. Terra sonâmbula. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil platôs. Vol. 5. São Paulo: Editora 34, 2012.
FANON, F. Racismo e cultura. In: SANCHES, M. R. Malhas que os impérios tecem: textos anticoloniais, contextos pós-coloniais. Lisboa: Edições 70, 2011. p. 273-285.
MATA, I. A crítica africana e a teoria pós-colonial: um modismo ou uma exigência? Revista O Marrare. Rio de Janeiro, n.8, p.20-34, jan/jun. 2008.
SAID, E. Reflexões sobre o exílio. Reflexões sobre o exílio e outros ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. 46-60.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.