O SILÊNCIO DA PEDRA: BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O NADA, O SILÊNCIO E AS AUSÊNCIAS EM A PEDRA DO SONO DE JOÃO CABRAL DE MELO NETO
THE SILENCE OF THE STONE: BRIEF CONSIDERATIONS ON THE NOTHING, THE SILENCE AND THE ABSENCES IN A PEDRA DO SONO, OF JOÃO CABRAL THE MELO NETO
Abstract
RESUMO: Este artigo apresenta considerações sobre as relações entre o motivo das ausências e a poética da obra Pedra do Sono, de João Cabral de Melo Neto. Pedra do Sono, escrita entre 1940 e 1941 (publicada em 1942), é obra inaugural de João Cabral e se insere em sua produção como um livro singular. Em obras posteriores, o poeta buscou extrair o poema das “coisas concretas” do mundo visível, criando, paradoxalmente, efeitos de abstração. Em Pedra do Sono, contudo, o poema surge como um Fiat em meio às trevas, e toma o tecido da noite e do Nada como matéria-prima. Por conta disso, o Nada e mais precisamente o silêncio (a forma do Nada mais cambiável com a poesia) surgem como motivos importantes, permeando toda a obra e ditando seu plano imagético e suas reflexões. Tais reflexões orbitam, muitas vezes, em torno das possibilidades de criação em meio às ausências, gerando poemas autorreferentes, que aqui serão tomados como objetos de considerações sobre a poética das ausências na modernidade e seu impacto sobre a obra de João Cabral de Melo Neto.
PALAVRAS-CHAVE: João Cabral de Melo Neto. Poética da modernidade. Motivos das ausências.
ABSTRACT: This paper shows considerations on the relations between the absence´s motive and the poetics of Pedra do Sono, of João Cabral de Melo Neto. Pedra do Sono, writing between 1940 and 1941 (published in 1942), is the inaugural oeuvre of João Cabral de Melo Neto and its inserts in his work as a singular book. In later works, the poet sought to extract the poem of “concrete things” of the visible world, paradoxically, creating effects of abstraction. However, in Pedra do sono, the poem arises as a fiat between the darkness, and takes the texture of the night and the nothing as substance. Wherefore, the nothing, and especially the silence (the nothing´s form most permeable to the poetry) appears as important motive of Pedra do Sono, permeating all the oeuvre and leading its imaging plane and its reflections. These reflections often orbit around the possibilities of creation amid the absences, generating self-referential poems, which here will be subject to considerations on the poetics of absences in modernity and its impact on the work of João Cabral de Melo Neto.
KEYWORDS: João Cabral de Melo Neto. Poetics of modernity. Motives of absences.
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