LITERATURA: ENSINÁ-LA PELA TEORIA OU PELA FRUIÇÃO?
LITERATURE: TEACH IT THROUGH THEORY OR THROUGH ENJOYMENT?
Abstract
RESUMO: Considerando o modo como é abordada atualmente a literatura pelo sistema de ensino nas escolas, fica claro o motivo pelo qual o desinteresse por esta área, por parte dos alunos, é considerável. Transformado, por diversos fatores, em um estudo desprazeroso, voltado somente para os aspectos formais do texto literário, em detrimento de sua fruição estética pelo leitor, o ensino vem afastando os jovens do valioso bem cultural e humanístico que é a arte literária. Assim, torna-se importante refletir sobre qual o verdadeiro papel da sala de aula na vida dos alunos dos níveis fundamental e médio: apenas decorar conceitos referentes à estrutura textual ou receber a literatura como arte libertadora, reflexiva, crítica, capaz de mudar a realidade que nos circunda? Valendo-nos do pensamento de críticos literários consagrados, traçamos uma breve reflexão acerca de como atrair o alunado para o universo da literatura, sem que se despreze por inteiro, claro, o aparato técnico criado pelos estudiosos da área.
PALAVRAS-CHAVE: Ensino de literatura. Teoria. Fruição do Literário.
ABSTRACT: Considering the way the literature is currently addressed by the education system in schools, it is clear why the lack of interest in the field, by the students, is great. Transformed by several factors, in a study unpleasant, directed only to the formal aspects of the literary text, rather than its aesthetic enjoyment for the reader comes away from teaching young people the valuable cultural and humanistic as well which is the literary art. Thus, it is important to reflect on what the true role of the classroom in the lives of students in elementary and secondary levels: only decorating concepts related to text structure or receive literature as a liberating art, reflective, critical, able to change reality that surrounds us? Drawing on the thinking of established literary critics, we draw a brief reflection on how to attract pupils to the world of literature without feeling worthless as a whole, of course, the technical device created by researchers in the area.
KEYWORDS: Teaching of Literature. Theory. Enjoyment.
Downloads
References
CALVINO, I. Por que ler os clássicos. In: Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 9-16.
INSTITUTO PRÓ-LIVRO. Retratos da leitura no Brasil. São Paulo: Instituto Pró-Livro, 2012, 185p. Disponível em: <http://www.prolivro.org.br/ipl/publier4.0/dados/anexos/2834_10.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2014.
LISPECTOR, C. Felicidade clandestina. In: GALVÃO, W. N. (Sel.). Os melhores contos. São Paulo: Editora Global, 1996. p. 44-46.
PERRONE-MOISÉS, L. Consideração intempestiva sobre o ensino de literatura. In: Inútil poesia: e outros ensaios breves. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 345-351.
RUSSELL, B. O elogio ao ócio. Rio de Janeiro: Editora Sextante, 2002.
SARTRE, J. P. Que é a literatura?. São Paulo: Editora Ática, 2004.
TODOROV, T. A literatura em perigo. Rio de Janeiro: DIFEL, 2009.
______. Tzvetan Todorov: “Literatura não é Teoria, é Paixão”. [fev. 2010]. Entrevistadores: Anna Carolina Mello e André Nigri. São Paulo: Editora Abril, fev. 2010. Disponível em: <http://bravonline.abril.com.br/materia/tzvetan-todorov-literatura-nao-teoria-paixao>. Acesso em: 28 mar. 2014.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.