SIMULACROS DE UMA ESPOSA: LEITURA DE “A IMITAÇÃO DA ROSA”, DE CLARICE LISPECTOR
THE SIMULACRA OF A WIFE: ANALYSIS OF CLARICE LISPECTOR’S “A IMITAÇÃO DA ROSA”
Abstract
RESUMO: O artigo apresenta uma leitura do conto “A imitação da rosa”, de Clarice Lispector, publicado originalmente na coletânea Laços de família (1960). A protagonista Laura, centro de nossa análise, é apresentada como uma personagem dissociativa, que oscila entre dois extremos, a contenção e o caos, incapaz de administrar um equilíbrio ou uma fixidez identitária que lhe permitiriam interagir com sucesso na sociedade patriarcal. Emulando temporariamente a postura de uma esposa, e, posteriormente, tentando imitar dentro de si a beleza das rosas, Laura é colocada numa dinâmica de cópias, reflexos e imitações, as quais analisamos através do conceito de mímesis, da presença do objeto espelho na narrativa e da interpretação dos dois eixos de sustentação da personagem, a rigidez e a desrazão.
PALAVRAS-CHAVE: Rigidez. Caos. Identidade. Imitação.
ABSTRACT: This paper presents a reading of Clarice Lispector's short story “Imitação da rosa”, originally published in the anthology Laços de família (1960). The protagonist Laura, the center of our analysis, is presented as a dissociative character, who oscillates between two extremes, containment and chaos, unable to manage a balance or fixity of her identity that would allow her to interact successfully in the patriarchal society. Temporarily emulating the behavior of a wife, and then trying to imitate the beauty of the roses, Laura is placed in a systems filled with copies, reflections and imitations, which we aim to analyze through the concept of mimesis, the presence of the object mirror in the narrative and the interpretation of the two axes that support the character: rigidity and unreason.
KEYWORDS: Rigidity. Chaos. Identity. Imitation.
Downloads
References
ADORNO, Thedor & HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
GAGNEBIN, Jeanne-Marie. Do conceito de mímesis no pensamento de Adorno e Benjamin. In.: Perspectivas – Revista de Ciências Sociais, v.16, pp.67-86. São Paulo: UNESP, 1993.
LISPECTOR, Clarice. A imitação da rosa. In.: Laços de família. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [1960] 1983.
______. A legião estrangeira. In.: ______. A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [1964] 1985.
______. Os obedientes. In.: ______. A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [1964] 1985.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Do delicioso horror sublime ao abjeto e à escritura do corpo. In.: O local da diferença. São Paulo: Editora 34, 2005.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.