NADA SEM HÉRCULES: OS MODELOS DE HÉRCULES EM APOLÔNIO DE RODES, VALÉRIO FLACO, VIRGÍLIO E LUCANO
NOTHING WITHOUT HERCULES: THE MODELS OF HERCULES IN APOLLONIUS RHODIUS, VALERIUS FLACCUS, VERGIL AND LUCAN
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v10i20Abstract
RESUMO: Ainda que Hércules seja muitas vezes considerado o melhor dos gregos, não foi legada, da Antiguidade para os dias atuais, uma epopeia que trate de seus feitos de modo individual. Entretanto, o filho de Zeus aparece em epopeias que abordam as aventuras de outros heróis, estando inserido como personagem que convive diretamente com eles, ou como integrante de alguma história que lhes é narrada. Tendo isso mente, propõe-se a coleta e a comparação da representação de Hércules em quatro textos épicos, sendo eles a Argonáutica de Apolônio de Rodes, os Cantos Argonáuticos de Valério Flaco, a Eneida de Virgílio e a Farsália de Lucano. Com isso, pretende-se demonstrar as relações que o herói traça com aqueles que protagonizam essas epopeias, assumindo, de modo geral, certo papel modelar que se altera de texto para texto.
PALAVRAS-CHAVE: Hércules. Apolônio de Rodes. Valério Flaco. Virgílio. Lucano.
ABSTRACT: Although Hercules is often considered the best of the Greeks, an epic that depicts his deeds individually was not handed down from the Antiquity to the present day. However, the son of Zeus appears in epics that address other heroes’ adventures, being inserted as a character who lives with them directly or as a member of a story told to them. With this in mind, it is proposed to collect and compare the representation of Hercules in four epic texts, namely Apollonius Rhodius’ Argonautica, Valerius Flaccus’ Argonautica, Vergil’s Aeneid and Lucan’s Pharsalia. Thus, it is intended to demonstrate the relations that the hero traces with those who are the protagonists in these epics, assuming, in general, a certain role as a model that changes from text to text.
KEYWORDS: Hercules. Apollonius Rhodius. Valerius Flaccus. Vergil. Lucan.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.