SAIBAM QUANTOS ESTE PUBLICO INSTRUMENTO VIREM: UM ESTUDO DE REALIZAÇÕES GRÁFICAS EM MANUSCRITOS OITOCENTISTAS CATALANOS
KNOWN HOW MANY THIS PUBLIC INSTRUMENT SEEN: A STUDY OF GRAPHIC REALIZATIONS IN 19th CENTURY MANUSCRIPTS FROM CATALÃO
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v10i20Abstract
RESUMO: Vinculado a perspectivas filológicas e ortográficas, este estudo teve como foco descrever e analisar, quantitativa e qualitativamente, realizações gráficas goianas do século XIX, especificamente da cidade de Catalão-GO, para delas inferir possíveis práticas de escritas em três espécies documentais: autos de partilhas, escrituras e traslados. Primeiramente, fez-se necessário a coleta nos manuscritos dos vocábulos com o uso do h diacrítico, etimológico e marcador de hiato, de consoantes geminadas e duplas. Posteriormente, realizou-se a consulta nos dicionários etimológicos de Cunha (1986) e Machado (1977), para verificar se tais usos gráficos relacionavam-se ou não às palavras das quais se originaram. Por fim, descreveram-se os fenômenos em estudo, a partir da periodização da ortografia da Língua Portuguesa feita por Coutinho (1986), e com base nas considerações de Gonçalves (1992; 2003) e Fachin (2011). Essa pesquisa possibilitou levantar hipóteses sobre hábitos gráficos da época e localidade em questão. Observou-se que o uso das consoantes geminadas foi o mais expressivo no corpus, seguido das consoantes duplas e do uso do h. Verificou-se também que grande parte dos vocábulos apresenta grafias que condizem com as suas etimologias, configurando uma escrita etimológica. Espera-se contribuir com os estudos históricos da Língua Portuguesa, principalmente os voltados para os aspectos gráficos.
PALAVRAS-CHAVE: Manuscritos catalanos. Realizações gráficas. Hábitos de escrita.
ABSTRACT: Linked to philological and orthographic perspectives, this study focused on describing and analyzing, quantitatively and qualitatively, nineteenth-century graphic realizations, specifically from the city of Catalão-GO, aiming to infer possible writing practices in three documentary species: record of succession, deeds and certified copies. First, it was necessary to collect in the manuscripts the words with graphic variations, namely, in the use of h, diacritical, etymological and hiatus marker, geminate and double consonants. Afterwards, we consulted the etymological dictionaries by Cunha (1986) and Machado (1977) to verify if graphic uses of the words are related or not to their origins. Finally, we describe the graphical variations in study, based on the periodization of Portuguese Language orthography by Coutinho (1986), and based on the considerations by Gonçalves (1992; 2003) and Fachin (2011). This research made it possible to raise hypotheses about the graphic habits of the time and place under discussion. It was observed that the use of geminate consonants was the most expressive in the corpus, followed by double consonants and the use of h. It was also found that most of the words have spellings that match their etymologies, configuring an etymological writing. It is expected to contribute to the historical studies of the Portuguese Language, especially those related to the graphic aspects.
KEYWORDS: Manuscripts from Catalão. Graphic realizations. Writing habits.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.