“ASSUMPTOS PROFUNDOS DE PENETRAR”: A ESCRITA DO CÓDICE 132 DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO DA BAHIA E UM POSSÍVEL NOVO TESTEMUNHO
ASSUMPTOS PROFUNDOS DE PENETRAR”: THE WRITING OF CÓDICE 132 DO MOSTEIRO DE SÃO BENTO DA BAHIA AND THE POSSIBLITY A NEW TESTIMONY
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v10i20Abstract
RESUMO: Apresenta-se o estado atual da pesquisa sobre o Códice 132 do Arquivo do Mosteiro de São Bento da Bahia, confrontando o planejamento inicial com a possibilidade de tratar-se de um texto politestemunhal, apresentando as possíveis adequações a serem implementadas mediante tal verificação. Descreve-se o manuscrito, apresenta-se a edição elaborada em 2016 e apresenta-se o planejamento inicial para a pesquisa. São apresentados os indícios da existência de um novo testemunho, seguidos pelo cotejo amostral entre os índices dos documentos. Conclui-se com o estabelecimento de novas orientações para o projeto, mediante a hipótese de tratar-se de um texto politestemunhal.
PALAVRAS-CHAVE: Crítica Textual. Edição crítica. Cotejo.
ABSTRACT: This text presents the current stage of the research about the Códice 132 do Arquivo do Mosteiro de São Bento da Bahia, confronting the former plan with the possibility that this is a poly-testimonial text, as it presents the possible adequations to be implemented in such case. The manuscript is described, succeeded by the presentation of the 2016 edition and the former research plan. The evidences of a new testimony are presented, followed by the collation of the indexes of the documents. The new guidelines for the project, in case of corroboration of the hypothesis this is a poly- testimonial text, serve as conclusion.
KEYWORDS: Textual Criticism. Critical edition. Collation.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.