A METALINGUAGEM NA POESIA DE MARIA LÚCIA DAL FARRA
Abstract
Este artigo apresenta uma análise de poemas da obra Terceto para o fim dos tempos (2017), de Maria Lúcia Dal Farra. O objetivo é evidenciar os efeitos da subjetividade lírica evocada por meio da metalinguagem, considerando a sintonia entre identidades da poetisa e da arte contemporânea. O respaldo teórico deste estudo literário parte das premissas de Barthes (2003), Chalhub (2005) no que diz respeito à definição da metalinguagem, recurso estético da linguagem e sua relação com a língua-objeto e com o sujeito-lírico. A argumentação teórica também usa como bojo a reflexão crítica de Hollanda (1998) e Resende (2008) sobre o contexto artístico-literário na contemporaneidade.
PALAVRAS-CHAVE: Metalinguagem. Terceto para o fim dos tempos. Maria Lúcia Dal Farra. Identidades. Literatura Contemporânea.
Downloads
References
BARTHES, Roland. Ensayos críticos. Buenos Aires: Planeta, 2003.
BENJAMIN, Walter. A Obra de arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica. Tradução Gabriel Valladão Silva. Porto Alegre: L&PM, 2013.
BOSI, Alfredo. Leitura de Poesia. São Paulo: Ática, 1996.
CEIA, Carlos. S.v. “Poética”. E-Dicionário de Termos Literários. Coord. de Carlos Ceia, ISBN: 989-20-0088-9. Disponível em http://www.edtl.com.pt. Consultado em 20/02/2020.
CHALHUB, Samira. A Metalinguagem. São Paulo: Ática, 2005.
DAL FARRA, Maria Lúcia. Terceto para o fim dos tempos. São Paulo: Iluminuras, 2017.
DUARTE, Carina Marques. Resenha Maria Lúcia Dal Farra – Terceto para o fim dos tempos. In: Revista de Literatura Brasileira. Universidade Federal de Rio Grande do Sul, vol.31, nº 58, 2018. ISSN 2526-4885. Disponível em https://seer.ufrgs.br/brasilbrazil/issue/view/3639. Acesso em 14/03/2020.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Esses poetas: uma antologia dos anos 90. Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 1998.
MALLARMÉ, Stéphane. Brinde Fúnebre e Outros Poemas. Tradução e organização de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007.
MELO NETO, João Cabral de. A educação pela pedra e depois. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
PROENÇA FILHO, Domício. Poesia brasileira contemporânea: multiplicidade e
dispersão. In: Concerto a quatro vozes. Rio de Janeiro: Record, 2006.
RESENDE, Beatriz. “A literatura brasileira na era da multiplicidade”. In: Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2008.
SILVA, Fábio Mário da. Entre a crítica e a poetisa: Entrevista de Maria Lúcia Dal Farra. In: Revista Alere. Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários -PPGEL - ano 06, vol. 07. nº 07, jul. 2013 - ISSN 2176-1841. Disponível em https://www.academia.edu/12232655/Entre_a_cr%C3%ADtica_e_a_poesia_entrevista_de_Maria_L%C3%BAcia_Dal_Farra_a_Fabio_Mario_da_Silva. Acesso em 10/02/2020.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.