Erotic affect as a strategy of resistance in Alex Polari's poetry
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v13i28.p115-127Keywords:
Witness literature, Resistance poetry, Brazilian civil-military dictatorship, Alex PolariAbstract
This article aims to analyze the poems “Amar em aparelhos” and “Escusas poéticas – II”, both from the work Inventário de cicatrizes (1978), by Alex Polari, from the perspective of the literature of testimony and resistance to the Brazilian civil-military dictatorship (1964-1964). 1985). It seeks, in a specific way, to investigate how eroticism presents itself as a resistance strategy, since the rescue of memories of pleasure, love and desire, tactically, is used as a way of enduring pain, resisting the repressive apparatus that tries, through barbarism, to usurp everything that is part of the human sphere, such as emotions, sensations and feelings. The research, eminently bibliographic, will be based on the theories and critical studies of Adorno (2003), Bosi (1977; 1996), Ginzburg (2013), Moraña (1995), among others. Finally, it is expected that this work can contribute to the studies of testimonial literature, especially the Brazilian one, with emphasis on resistance poetry, expanding its reach of dissemination and debate.
Downloads
References
ADORNO, Theodor. Palestra sobre lírica e sociedade. In: Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades/Editora 34, 2003, p. 65-89.
BOSI, Alfredo. Poesia resistência. In: O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1977, p. 139-192.
BOSI, Alfredo. Narrativa e resistência. In: Itinerários – Revista de Literatura. Araraquara-SP: N. 10, 1996, p. 11 -27. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/2577/2207. Acesso em: 27 maio. 2022.
GINZBURG, Jaime. Literatura, violência e melancolia. Campinas: Autores associados, 2013.
JUTGLA, Cristiano Augusto da Silva. Poesia de resistência à ditadura civil-militar (1964-1985). Santa Maria-RS: PPGL UFSM, 2015. Disponível em: http://coral.ufsm.br/mletras/images/Cogitare_volume_14.pdf. Acesso em: 21 maio. 2022.
KEIL, Ivete. Nas rodas do tempo. In: KEIL, Ivete; TIBURI, Marcia (Orgs.). O corpo torturado. Porto Alegre: Escritos Editora, 2004, p. 41-60.
MORAÑA, Mabel. Documentalismo y ficción: testimonio y narrativa testimonial hispanoamericana en el siglo XX. In: PIZARRO, Ana. (Org.). América Latina: palavra, literatura e cultura. São Paulo: Memorial; Campinas: UNICAMP, 1995, p. 480-515.
PAZ, Octavio. A dupla chama: amor e erotismo. Tradução de Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano, 1994.
POLARI, Alex. Inventário de cicatrizes. 3. ed. São Paulo: Teatro Ruth Escobar; Rio de Janeiro: Comitê Brasileiro pela Anistia, 1978.
RIBEIRO, Thales de Medeiros. Literatura cinza: uma (sub)versão do luto em Inventário de cicatrizes. 2020b. 157 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2020.
SALGUEIRO, Wilberth Claython Ferreira. Poesia de testemunho (com doses de humor). Poesia brasileira: violência e testemunho, humor e resistência. Vitória: EDUFES, 2017b.
SALGUEIRO, Wilberth Claython Ferreira. Poesia de testemunho (com doses de humor): Alex Polari, Glauco Mattoso, Leila Míccolis e Jocenir. Revista Signótica. 2013, v. 25, n. 1, p. 35-50. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/23345. Acesso em: 28 maio. 2022.
VIEIRA, Beatriz de Moraes. A palavra perplexa: experiência histórica e poesia no Brasil nos anos 70. 2007. 379 f. Tese (Doutorado em História Social) – Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.