Literature as a place of memory
reflections and approximations
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v13i28.p203-218Keywords:
Literature, Memory, Place of memoryAbstract
The present text aims to reflect on the notion “place of memory”, coined by the French historian Pierre Nora (1993), specifically about its applicability in the context of literature. The idea is to demonstrate theoretical approaches that ratify the possibility of inserting some literary works in this definition. Based on this understanding and the achievement of a bibliographic research on the subject, the text presents a set of reflections that corroborate its relevance. In this sense, in addition to the postulates of Nora (1993), the consultation and discussion of the studies of Tânia Carvalhal (1991), Raymond Willians (1979), Maurice Halbwachs (2003), Michael Pollak (1992), Beatriz Sarlo (2016), Henry Rousso (1987), among others, were important. It was observed in this approach, the legitimacy of attributing the notion “place of memory” to literary works, especially for those that thematize a given circumstance and/or historical-social event of remarkable repercussion and/or regional/national/international commotion, in which one has a memory to preserve and perpetuate.
Downloads
References
BRANDÃO, Ignácio De Loyola. Zero. São Paulo: Global, 2001.
BRUNO, G. Le tour de la France par deux enfants. Devoir et patrie. Paris: Librairie Classique d’Eugène Belin, 1877.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 13ª ed., Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2014.
CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura Comparada: a estratégia interdisciplinar. Revista Brasileira de Literatura Comparada, Niterói, nº 1, p. 9-21, 1991. Disponível em: https://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/1. Acesso em: 17 jan. 2023.
CONINGHAM NETTO, John. A ponte sobre o rio Tuerê – Drama na abertura da Transamazônica. Ed. Komedi, Campinas-SP, 2000.
EGER, Edith Eva. A bailarina de Auschwitz. [2017]. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.
GEDOZ, Sueli; COSTA-HUBES, Terezinha da Conceição. A leitura do gênero discursivo memórias literárias a partir de um olhar bakhtiniano. Signum: estudos da linguagem, Londrina, v. 13, n. 2, p. 253-273, 2010. Disponível em: . https://doi.org/10.5433/2237-4876.2010v13n2p253. Acesso em: 11 jan. 2023.
HALBWACHS, Maurice. A memória Coletiva. Tradução de Beatriz Sidou; São Paulo: Centauro, 2003.
NORA, Pierre. Entre mémoire et histoire : la problématique des lieux. In : NORA, Pierre (org). Les lieux de mémoire. Paris : Gallimard, [1984]. Vol 1 La République. p. VII a XLII. p. XXIV.
NORA, Pierre. Entre memória e História: a problemática dos lugares. Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, São Paulo, v. 10, p. 7-28, 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101. Acesso em: 17 jan. 2023.
POLLAK, Michel. Memória e identidade social. Estudos históricos, Rio de janeiro, v.5, n.10, p. 200-212, 1992. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/1941. Acesso em: 17 jan. 2023.
SARLO, Beatriz. Paisagens imaginárias: intelectuais, arte e meios de comunicação. Trad. Mirian Senra. São Paulo: Edusp, 2016.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Trad. Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.