O GÊNERO TEXTUAL CAUSO COMO INSTRUMENTO SEMIÓTICO PARA O TRABALHO COM A ORALIDADE EM SALA DE AULA
THE TEXTUAL GENRE CAUSATION AS A SEMIOTIC INSTRUMENT FOR THE WORK WITH THE ORALITY IN A CLASSROOM
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i15Abstract
RESUMO: O presente trabalho volta seu olhar para o causo como um instrumento para o ensino e a aprendizagem da prática discursiva da oralidade nas salas de aula do ensino fundamental. Além disso, o causo é um gênero textual que possibilita o trabalho com a preservação e a disseminação da cultura oral e popular de uma comunidade. Nesse sentido, nosso objetivo é apresentar alguns estudos que ressaltam a importância do causo como eixo organizador das atividades de ensino e aprendizagem e algumas sugestões de encaminhamentos pedagógicos destinados ao 6º ano do ensino fundamental. Para tanto, norteamo-nos nos preceitos do Interacionismo Sociodiscursivo e nos documentos prescritos do trabalho docente. Os resultados validam o causo como instrumento de trabalho com a oralidade e preservação da cultura popular.
PALAVRAS-CHAVE: Oralidade. Gênero causo. Ensino fundamental.
ABSTRACT: The present work turns its attention to causation as an instrument for the teaching and learning of oral discursive practice in primary school classrooms. In addition, causation is a textual genre that makes it possible to work with the preservation and dissemination of the oral and popular culture of a community. In this sense, our objective is to present some studies that highlight the importance of causation as the organizing axis of teaching and learning activities and some suggestions of pedagogical referrals destined to the 6th year of elementary education. To do so, we focus on the precepts of Sociodiscursive Interactionism and on the prescribed documents of the teaching work. The results validate the causation as an instrument of work with orality and preservation of popular culture.
KEYWORDS: Orality. Cause gender. Elementary School.
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