ANÁLISE DE LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA SOB A PERSPECTIVA DE MULTILETRAMENTOS
ANALYSIS OF ENGLISH-LANGUAGE TEXTBOOKS UNDER THE PERSPECTIVE OF MULTILITERACIES
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i15Abstract
RESUMO: O presente trabalho pretende discutir em que medida os dois livros didáticos de língua inglesa mais utilizados por escolas públicas, no 3º ano, do Ensino Médio, no Núcleo Regional de Ensino, em uma cidade do interior do Paraná, englobam o multiletramento e a multimodalidade, como prática de ensino, conforme proposto pelas Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM). As atividades de leitura, oralidade e escrita de quatro unidades de cada uma das coleções foram computadas e analisadas conforme o proposto nas OCEM para o ensino de línguas estrangeiras. A análise dos dados revelou que há uma lacuna entre o que é proposto nos documentos oficiais, as orientações pedagógicas das coleções e as atividades trazidas pelos livros didáticos.
PALAVRAS-CHAVE: Multiletramento. Multimodalidade. Livros didáticos de língua inglesa.
ABSTRACT: This paper intends to discuss to what extent the two English-language textbooks most used by public schools in the 3rd year of secondary education in a town in the interior of Paraná, encompass multiliteracies and multimodality as teaching practices, as proposed by the Curricular Guidelines for Secondary Education (OCEM). Our data consisted of activities of reading, speaking and writing of four units of each of the textbooks. The analysis of the data revealed that there is a gap in relation to the proposal in the official documents, the pedagogical orientations of the collections and the activities presented in the textbooks.
KEYWORDS: Multiliteracies. Multimodality. English-language textbooks.
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