“SEMPRE ALEGRE, MIGUILIM”: O RISO INFANTIL EM CAMPO GERAL, DE GUIMARÃES ROSA
“SEMPRE ALEGRE, MIGUILIM”: THE INFANT LAUGHTER IN CAMPO GERAL, OF GUIMARÃES ROSA
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i15Abstract
RESUMO: O objetivo principal deste artigo é analisar a alegria e o riso infantil na obra de João Guimarães Rosa, “Campo Geral”, pela perspectiva infantil existente na narrativa. Narrada em terceira pessoa, a história de Miguilim é orquestrada por um narrador onisciente seletivo (LEITE, 1994), em cuja construção híbrida (BAKHTIN, 2010) apresenta a narrativa a partir da perspectiva da criança. Nesse sentido, buscaremos observar e analisar neste estudo a percepção infantil acerca do riso e da alegria. Partindo das considerações de Mikhail Bakhtin (2013) e de George Minois(2003), intentaremos perpassar a história do riso e do risível a fim de reconhecer seus papéis sociais, o que nos auxiliará a analisar a temática e a função do riso na obra em estudo. Dessa forma, alinhando-nos com essa narrativa roseana, levaremos adiante a pesquisa proposta sobre a análise do riso infantil nessa obra para tentar compreender o papel do riso, bem como a sua função na superação das dificuldades e no processo de desenvolvimento da personagem Miguilim. Buscaremos, por fim, analisar como o riso infantil se converte nessa narrativa em elemento fundamental para a restauração da dor e da morte.
PALAVRAS-CHAVE: Alegria. Riso Infantil. “Campo Geral”. Narrador Roseano.
ABSTRACT: The main objective of this article is to analyze the joy and the infant laughter in the work of João Guimarães Rosa, "Campo Geral", by the child perspective existing in the narrative. Narrated in the third person, the story of Miguilim is orchestrated by a selective omniscient narrator (LEITE, 1994), in whose hybrid construction (BAKHTIN, 2010) presents the narrative from the perspective of the child. In this sense, we will seek to observe and to analyze in this study the child's perception of laughter and of joy. Starting from the considerations of Mikhail Bakhtin (2013) and George Minois (2003), we will try to go through the story of laughter and laughable in order to recognize their social roles, which will help us analyze the theme and function of laughter in the work in study. Thus, in line with this Rosa’s narrative, we will carry forward the proposed research on the analysis of infant laughter in this work to try to understand the role of laughter, as well as its function in overcoming difficulties and in the process of development of the character Miguilim. We will try, finally, to analyze how the infant laughter becomes in this narrative as a fundamental element for the restoration of pain and death.
KEYWORDS: Joy. Infant laughter. “Campo Geral”. Rosa’s narrator.
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References
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