MULTIMODALIDADE, ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO PARA OS MEIOS

MULTIMODALITY, LANGUAGE TEACHING AND TEACHER EDUCATION: AN EXPERIENCE IN MEDIA EDUCATION

Autores/as

  • Rodrigo Esteves de LIMA-LOPES Linguística Aplicada no IEL/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v8i16

Resumen

RESUMO: Este artigo tem por objetivo refletir sobre uma experiência de formação de professores na modalidade EaD. O curso MDEL – Mídias Digitais e Ensino de Línguas – teve por objetivo possibilitar uma reflexão que ampliasse a ideia do uso de tecnologia em sala de aula, conjugando teorias da Multimodalidade e da educação para os meios. Após discussões referentes ao desenho do curso e da unidade que será analisada, o estudo parte para uma análise das observações dos alunos em relação à unidade foco, sendo seus resultados utilizados como um dos insumos para reformulação do curso.

PALAVRAS-CHAVE: Educação a Distância, Multimodalidade, Educação para os Meios, Mídias Digitais, Formação de professores.

 

ABSTRACT: This paper aims at discussing a Distant Education experience on teacher education. MDEL – Digital Media and Language Learning – was a course whose goal was to enable discussions that would change the way teachers use media technology in their classes. The theoretical background laid on Multimodality and Media Education as complementary approaches. The paper begins with discussions on the design of both the course and one unit which will be the focus of analysis and, then, discusses the results of a survey with the students. These results were used as insights to the redesigning of the course.

KEYWORDS: Distant Education, Multimodality, Media Education, Digital Media, Teacher Education.

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Publicado

2018-11-02

Cómo citar

LIMA-LOPES, Rodrigo Esteves de. MULTIMODALIDADE, ENSINO DE LÍNGUAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO PARA OS MEIOS: MULTIMODALITY, LANGUAGE TEACHING AND TEACHER EDUCATION: AN EXPERIENCE IN MEDIA EDUCATION. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 8, n. 16, p. pp. 29–48, 2018. DOI: 10.51951/ti.v8i16. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10242. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê 1 - Multimodalidade e o ensino de línguas