A PRODUÇÃO LITERÁRIA DE GLORIA KIRINUS: CONSIDERAÇÕES SOBRE A OBRA CARTA PARA EL NIÑO
THE GLÓRIA KIRINUS' LITERARY PRODUCTION: CONSIDERATIONS ABOUT CARTA PARA EL NIÑO
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i16Resumen
RESUMO: A escritora peruana/brasileira Gloria Kirinus publicou sua primeira obra, Sapato falador, em 1985, década em que ocorre o boom da Literatura Infantil e Juvenil brasileira. Desde então, a autora, que também atua como professora e tradutora, lançou diversos livros, destacando-se no cenário da Literatura Infantil e Juvenil brasileira contemporânea. Dentre suas obras, encontramos poesias, contos, crônicas, “carta-história”. Além da diversidade de gêneros em que escreve, a escritora possui textos bilíngues, em português e espanhol. Apesar disso, ainda são poucos os materiais (livros, teses e/ou dissertações) que evidenciam sua produção literária, ou mesmo que analisem seus livros. Isto posto, a escassez de material sobre o assunto colaborou para a escolha da produção da autora e de sua obra Carta para El Niño como objetos de estudo em nosso artigo. Por essa razão, acreditamos que nosso trabalho possa contribuir para o debate de um assunto que não apresenta muitas pesquisas. Como referencial teórico, utilizamos os estudos realizados por: Coelho (2000, 2006); Franca (2007); Franca, Camargo e Souza (2016); Kirinus (2011); Lajolo e Zilberman (2007); Ramos e Tornquist (2012); Lopes (2015), dentre outros.
PALAVRAS-CHAVE: Gloria Kirinus. Literatura infantil e juvenil brasileira. Carta para El Niño.
ABSTRACT: The Peruvian/brazilian writer Gloria Kirinus published her first work, Sapato falador,in 1985, a decade in which the boom of Brazilian Children and Youth Literature occurs. Since then, the author, who also acts as a teacher and translator, has released several books, most notably in children’s literature and contemporary Brazilian Youth. Among his works, we find poetry, short stories, chronicles, “letter-history”. In addition to the diversity of genres in which she writes, the writer has bilingual texts in Portuguese and Spanish. Despite this, there are still few materials (books, theses and dissertations) that evidence his literary output, or even analyze his books. This, given the scarcity of material on the subject, contributed to the choice of the author's production and her work Carta para El Niño as objects of study in our article. For this reason, we believe that our work can contribute to the debate of a subject that does not present much research. As a theoretical reference, we used the studies carried out by: Coelho (2000, 2006); Franca (2007); Franca, Camargo and Souza (2016); Kirinus (2011); Lajolo and Zilberman (2007); Ramos and Tornquist (2012); Lopes (2015), among others.
KEYWORDS: Gloria Kirinus. Brazilian children and youth literature. Carta para El Niño.
Descargas
Citas
ALVES, Lourdes Kaminski. Glória Kirinus em diálogo com seus leitores. Línguas & Letras, v. 14, n. 27, p. 1-8, número Especial de 2013. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/linguaseletras/article/view/9353/6916>. Acesso em: 20 fev. 2017.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
______. Dicionário crítico de literatura infantil/juvenil brasileira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2006.
FÉLIX, Claudemir de Azevedo. Verificação da influência do El Niño durante o inverno de 1983 na temperatura do ar sobre o estado de Minas Gerais utilizando técnicas de Geoprocessamento. 2003. 33f. Monografia (Especialização) – Instituto de Geociências, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.
FRANCA, Vanessa Gomes. A literatura infantil/juvenil brasileira na França: où est Lobatô? 2007. 232f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Faculdade de Letras, Universidade Federal Goiás, Goiânia, 2007.
______; SOUZA, Edilson Alves de; CAMARGO, Flávio Pereira. A presença de narrativas metaficcionais na literatura infantil e juvenil brasileira: um estudo das obras O problema do Clóvis, de Eva Furnari, e Um homem no sótão, de Ricardo Azevedo. In: CAMARGO, Flávio Pereira; CARDOSO, João Batista. Narrativa brasileira contemporânea: ensaios críticos. São Paulo: Fonte Editorial, 2016. p. 81-115.
KIRINUS, Gloria. Quando as montanhas conversam = Cuando los cerros conversan. São Paulo: Paulinas, 2007.
______. O sapato falador. São Paulo: Cortez, 2008a.
______. Criança e poesia na pedagogia Freinet. São Paulo: Paulinas, 2008b.
______. Synthomas de poesia na infância. São Paulo: Paulinas, 2011.
______. Carta para El Niño. São Paulo: Paulus, 2012.
______. Formigarra, Cigamiga. São Paulo: Paulinas, 2013.
______. Gloria Kirinus. Disponível em: <www.gloraikirinus.com.br>. Acesso em: 15 jun. 2016.
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história & histórias. São Paulo: Ática, 2007.
LOPES, Daiane. Versos que contam e histórias que cantam: o imaginário mitopoético na obra de Gloria Kirinus. 2015. 218f. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2015.
O’SAGAE, Peter. O sapato falador. Disponível em: <http://resumodocenario.blogspot.com.br/2008/10/o-sapato-falador.html>. Acesso em: 10 jan. 2017.
PERROTTI, Edmir. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986.
RAMOS, Flávia Brocchetto; TORNQUIST, Sandra Regina. A construção do poético em Quando as montanhas conversam. Acta Scientiarum, Maringá, v. 34, n. 1, p. 9-15, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciLangCult/article/view/7535/pdf>. Acesso em: 20 jan. 2017.
SANTOS, Aline Souza dos; BATISTA, Amanda; SILVA, Fabiane. Redescobrindo os gêneros textuais populares como alternativa para a aprendizagem, com destaque às parlendas. Tarrafa, Salvador, v. 1, n. 1, p. 49-61, 2012. Disponível em: <http://www.uneb.br/tarrafa/files/2012/10/Redescobrindo-os-g%C3%AAneros-textuais-populares-como-alternativa-para-a-aprendizagem.pdf>. Acesso em: 15 dez. 2016.
SILVA, Valéria Cristina Pereira da. O toque acetinado das palavras em Entre dezembro e janeiro: a poética de Gloria Kirinus, o lavrar e o fiar. In: I SEMINÁRIO DE LETRAS DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO (SELREF): LÍNGUA(GEM) E LITERATURA EM DEBATE E I SEMINÁRIO NACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL (SENALIJ): HOMENAGEM À MARINA COLASANTI & GLORIA KIRINUS, Resumos... Pires do Rio: Curso de Letras da UEG – Câmpus Pires do Rio, 2016. p. 11.
SOUZA, Edilson Alves de. Gloria Kirinus: o lavrar da escrita e a vitalidade poética. In: I SEMINÁRIO DE LETRAS DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO (SELREF): LÍNGUA(GEM) E LITERATURA EM DEBATE E I SEMINÁRIO NACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL (SENALIJ): HOMENAGEM À MARINA COLASANTI & GLORIA KIRINUS, Resumos... Pires do Rio: Curso de Letras da UEG – Câmpus Pires do Rio, 2016. p. 10.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.