O SONHO E A SINA: A ESSENCIALIDADE FEMININA
O SONHO E A SINA: FEMALE ESSENTIALITY
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i16Resumen
RESUMO: Este artigo teve a pretensão de analisar, na obra “O sonho e a sina”, da escritora sergipana Núbia Marques, os discursos sobre a mulher, com o escopo de neles explorar não somente elementos que nos levem a melhor entendimento da condição da mulher na época em que foi escrito o romance, como também os efeitos de sentido desses discursos. Por tratar-se da análise de um discurso literário sob a ótica da AD pêcheuxtiana, utilizamos, minimamente, algumas noções da teoria literária, ao esclarecer questões relativas à obra, e a teoria do discurso procurando unir a Linguística, a História e a Psicanálise na análise do corpus selecionado.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura. Escrita de si. Análise do discurso. Gênero feminino.
ABSTRACT: This article had the intention of analyzing the discourses about women, in the work "The dream and the sina", by the Sergipe’s writer Núbia Marques, with the scope of exploring not only elements that lead us to a better understanding of the woman’s condition at the time the novel was written, as well as the meaningful effects of these discourses. Since it deals with the analysis of a literary discourse from the standpoint of Pêcheux’s discourse analysis, we use minimally some notions of literary theory, clarifying issues related to the work, and discourse theory seeking to unite Linguistics, History and Psychoanalysis in analysis of the selected corpus.
KEYWORDS: Literature. Writing of self. Speech analysis. Feminine gender.
Descargas
Citas
ALTHUSSER, L. P. Aparelhos ideológicos de Estado. 7ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998.
BRAIT, B. Ironia numa perspectiva polifônica. Campinas: UNICAMP, 1996.
CARVALHO, M. L. G. C. C. A Construção de uma discursividade feminista em Sergipe: a revista renovação na década de 1930. São Cristóvão, Ed. UFS, 2012.
HENRY, P. E. A ferramenta imperfeita: língua, sujeito e discurso. Campinas: UNICAMP, 1992.
LACAN, J. O Seminário. Livro 11- os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (1964). Texto estabelecido por Jacques Allain-Miller; tradução de MD Magno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
______. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998.
LEITE, N. Escrita e transmissão da experiência. In: MARIANI, B. (org.). A escrita e os escritos: reflexões em análise do discurso e psicanálise. São Carlos: Claraluz, 2006. p.175-184.
MAIA, M. C. G. O lapso da escrita como refúgio do sujeito. In: MARIANI, B. (org.). A escrita e os escritos: reflexões em análise do discurso e psicanálise. São Carlos: Claraluz, 2006. p. 31-44.
MARQUES, N. O Sonho e a Sina. Manaus: Editora Umberto Calderaro LTDA, 1998.
ORLANDI, E. P. À flor da pele: indivíduo e sociedade. In: MARIANI B. (org.). A escrita e os escritos: reflexões em Análise do Discurso. São Carlos: Claraluz, 2006, p. 21-30.
ORLANDI, E. P. Autoria, Leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas: Pontes Editores, 2012.
ORTNER, S. B. 1979. Está a mulher para o homem assim como a natureza para a cultura? In: ROSALDO, M. Z. & LAMPHERE, Le (org.). A mulher, a cultura e a sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 95-120.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio.Trad. Eni P. Orlandi et all. Campinas: Editora da UNICAMP, 2014.
TEIXEIRA, M. Análise do discurso e psicanálise: elementos para uma abordagem no sentido do discurso. Porto Alegre: EDIPUCRES, 2005.
TFOUNI, F. E. V. & TFOUNI, L. V. A mídia e a Fabricação do “bom” sujeito. In: Bernardo-Santos e Tfouni (orgs.): Discurso, Mídia e Ensino: entrecruzamentos de abordagens. São Cristóvão: Editora UFS, 2016. p. 165-178.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.