VIDAS DE MENINAS
LIVES OF GIRLS
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v8i16Resumen
RESUMO: Apresentação de obras autobiográficas produzidas por mulheres. Comentam-se os textos Oiteiro – memórias de uma sinhá-moça, de Magdalena Antunes, Tudo em cor-de-rosa, de Yolanda Penteado, No tempo dos barões – histórias do apogeu e decadência de uma família fluminense no ciclo do café, de Maria Werneck de Castro, Anarquistas, Graças a Deus, de Zélia Gattai, e Paixão Pagu - a autobiografia precoce de Patrícia Galvão, volume organizado por Geraldo Galvão Ferraz.
PALAVRAS-CHAVE: Memórias. Magdalena Antunes. Yolanda Penteado. Zélia Gattai. Maria Werneck de Castro. Patrícia Galvão.
ABSTRACT: Presentation of autobiographical works produced by women. Commentaries on the texts Oiteiro - Memories of a little girl, by Magdalena Antunes, All in pink, by Yolanda Penteado, In the time of the Barons - stories of the apogee and decadence of a Rio de Janeiro family in the coffee cycle, by Maria Werneck de Castro, Anarchists, Thank God, by Zélia Gattai, and Paixão Pagu - the early autobiography of Patrícia Galvão, a volume organized by Geraldo Galvão Ferraz.
KEYWORDS: Memories. Magdalena Antunes. Yolanda Penteado. Zélia Gattai. Maria Werneck de Castro. Patrícia Galvão.
Descargas
Citas
ANTUNES, Magdalena. Oiteiro - memórias de uma sinhá-moça. Natal: A.S. Editores, 2003.
CASTRO, Maria Werneck de. No tempo dos barões – histórias do apogeu e decadência de uma família fluminense no ciclo do café. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi, 2004.
FERRAZ, Geraldo Galvão (org.). Paixão Pagu - a autobiografia precoce de Patrícia Galvão. Rio de Janeiro: Agir, 2005.
GATTAI, Zélia. Anarquistas, Graças a Deus. Rio de Janeiro: Record, 1979.
MARIUTTI, Francisco Roberto Papaterra Limongi. Assis, Andrade & Gomes – destruídos associados. 2009. Tese de Doutorado – FFLCH-USP, São Paulo.
PENTEADO, Yolanda. Tudo em cor-de-rosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1977.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.