PARA UMA ANÁLISE DIALÓGICA DAS COMUNIDADES VIRTUAIS
FOR A DIALOGICAL ANALYSIS OF VIRTUAL COMMUNITIES
Resumen
RESUMO: Neste artigo, abordaremos as comunidades virtuais na perspectiva bakhtiniana. Problematizaremos a questão da constituição do sujeito-virtual e sua representatividade no ciberespaço, assim como a análise discursiva da plasticidade textual eletrônica.
PALAVRAS-CHAVE: Comunidades Virtuais. Bakhtin. Sujeito.
ABSTRACT: In this article, we will discuss virtual communities in bakhtinian perspective. It questions the constitution of the virtual subject and its representation in cyberspace, as well as the discursive analysis of text electronic plasticity.
KEYWORDS: Virtual Communities. Bakhtin. Subject.
Descargas
Citas
AMORIM, M. Cronotopo e exotopia. In: BRAIT, B. Bakhtin e outros conceitos- chave. São Paulo: Contexto, 2006.
BAKHTIN, M. Gêneros do discurso. In: ______. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BRAIT, B. Análise e teoria do discurso. In: ______. Bakhtin e outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.
CEREJA, W. Significação e tema In: BRAIT, B. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2010.
GRILLO, S. C. Esfera e campo. In: BRAIT, B. Bakhtin e outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006.
MARCUSCHI, L. A. Hipertexto: definições e visões. In: FÁVERO, L. L.; BASTOS, N. B.; MARQUESI, S. C. Língua Portuguesa Pesquisa e Ensino. São Paulo: EDUC/Fapesp, 2007.
MIOTELLO, V. Ideologia. In: BRAIT, B. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2010.
SOBRAL, A. Ato/Atividade e evento. In: BRAIT, B. Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2010.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.