DA IRLANDA PARA O IRLANDÊS: UM PERCURSO (DES)ESTRUTURADOR DA IDENTIDADE NACIONAL EM THE PLOUGH AND THE STARS (1926)
FROM IRELAND TO THE IRISH: (DE)CONSTRUCTING A TRAJECTORY OF THE NATIONAL IDENTITY IN THE PLOUGH AND THE STARS (1926)
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v7i13Resumen
RESUMO: O teatro, uma das principais manifestações literárias e artísticas da Irlanda, teve um papel importante na relação entre literatura e identidade nacional. Sean O’Casey, dramaturgo irlandês, pode, em uma de suas performances apresentadas no Abbey Theatre, ilustrar como uma produção artística exerce impacto na representação de nacionalidade para uma sociedade. Em The Plough and the Stars (1926), O’Casey retratou pessoas comuns que tiveram suas vidas, bem como suas identidades, afligidas por ideais nacionalistas. Partindo do pressuposto de que a identidade de um sujeito é produzida com base em elementos culturais, nosso objetivo é constatar de que maneira o sujeito irlandês, durante a Easter Rising (Revolta da Páscoa) em 1916, foi retratado na peça em termos de suas identidades culturais, mais especificamente a identidade nacional. Buscamos comprovar processos de construção e/ou desconstrução do estereótipo promovido por meio do discurso nacionalista irlandês. Para fins de análise, consideramos duas personagens centrais diante de um sistema de representação cultural originadora de sentidos que influenciam ações e a concepção de existência do indivíduo e identificamos como O’Casey, ao reviver no teatro uma das mais marcantes revoltas irlandesas, abordou a cultura nacional na representação das personagens.
PALAVRAS-CHAVE: Identidade nacional. Irlanda. Teatro. Sean O’Casey.
ABSTRACT: Drama, one of the foremost literary and artistic events in Ireland, played an important role in the relationship between literature and national identity. In one of his performances at the Abbey Theatre, Sean O'Casey, Irish playwright, could illustrate how an artistic production impacts on the representation of nationality for a society. In The Plough and the Stars (1926), O'Casey portrayed ordinary people who had their lives, as well as their identities, affected by nationalistic ideals. Assuming that the identity of a subject is produced on the basis of cultural elements, our aim is to investigate how the Irish subjects during the Easter Rising in 1916 were portrayed in the play in terms of their cultural identities, more specifically the national identity. We seek to demonstrate processes of construction and/or deconstruction of the stereotype promoted through the Irish nationalist discourse. For purposes of analysis, we consider two central characters before a system of cultural representation as source of senses that influence actions and conception of the individual's existence and identify how O'Casey, by reviving in drama one of the most striking Irish revolts, approached the national culture in the representation of the characters.
KEYWORDS: National identity. Ireland. Theatre. Sean O’Casey.
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