QUANDO JOÃO CABRAL DE MELO NETO NOS CHAMA PARA DANÇAR
WHEN JOÃO CABRAL DE MELO NETO ASK US TO DANCE
Resumen
RESUMO: Este trabalho apresenta uma análise crítica dos poemas “A bailarina” e “Estudos para uma bailadora andaluza”, de João Cabral de Melo Neto, com o intuito de discutir a importância da representação da dança em sua lírica, ressaltar a construção imagética nos poemas do autor e entender como é estabelecida essa conexão entre a literatura e a dança.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura Brasileira. João Cabral de Melo Neto. Dança. Lírica.
ABSTRACT: This paperwork shows a critical analysis of the poems “A bailarina” and “Estudos para uma bailadora andaluza”, written by João Cabral de Melo Neto, in order to discuss the representation of dance in Cabral’s lyric, to evidence the construction of images in those poems and to understand how the link between literature and dance are made by the author.
KEYWORDS: Brazilian Literature. João Cabral de Melo Neto. Dance. Lyric.
Descargas
Citas
ATHAYDE, Félix de. Ideias fixas de João Cabral de Melo Neto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
CARDOSO, Helânia Cunha de Sousa. A poesia de João Cabral de Melo Neto e as artes espanholas. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/ECAP-6ZBE76/hel_nia_cunha_de_sousa_cardoso_tese_de_doutorado.pdf?sequence=1>. Acesso em 27/06/2014.
Flamenco: Inscribed in 2010 on the Representative List of the Intangible Cultural Heritage of Humanity. Disponível em: <http://www.unesco.org/culture/ich/en/RL/00363>. Acesso em 27/06/2014.
João Cabral de Melo Neto: Biografia. Disponível em: <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=674&sid=337>. Acesso em 30/06/2014.
MELO NETO, João Cabral de. Antologia poética. Rio de janeiro: Sabiá, 1967.
NUNES, Benedito. João Cabral: a máquina do poema. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.
TAVARES, Eneias Farias. WERNER, Juliana de Abreu T. A arte poética como dança: a imagem da dançarina nos escritos de Mallarmé e na poesia de Cabral. Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, 2010. Disponível em: <http://seer.fclar.unesp.br/itinerarios/article/view/3157/2884>. Acesso em 27/06/2014.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.