AS RELAÇÕES NADA NATURAIS ENTRE O AMOR E A NOBREZA NO TEATRO DE ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA, O JUDEU

THE UNNATURAL RELATIONS BETWEEN LOVE AND NOBILITY IN THEATER OF ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA, THE JEW

Autores/as

  • Eduardo Neves da SILVA FAPESP/UNESP - Araraquara/SP

Resumen

RESUMO: Este trabalho propôs-se a analisar dois motivos sério-cômicos, a saber, o amor e a nobreza, presentes nas seguintes peças tragicômicas: Esopaida ou vida deEsopo (1734) e Guerras do alecrim e manjerona (1737), ambas de autoria do luso- brasileiro Antônio José da Silva (1705-1739), de alcunha O Judeu. O objetivo foi relacionar os motivos acima listados ao contexto sócio-cultural em que as referidas obras foram encenadas, isto é, o Portugal setecentista, então sob o reinado absolutista de D. João V. Em nossa investigação pudemos constatar que os protagonistas de tais peças, sejam os da chave séria, os discretos, sejam os da chave cômica, os graciosos, são movidos pelos impulsos de um amor artificializado graças aos excessos da linguagem e ao convencionalismo da galantaria palaciana. Acreditamos que seja possível atrair em determinados pontos das obras analisadas um tratamento pouco elevado acerca da temática amorosa e da questão dos valores de nobreza. Sendo assim, buscamos, por meio de subsídios teórico-críticos acerca do cômico, especialmente de autores como Vladímir Propp (1992) e Mikhail Bakhtin (1988), descobrir se e como se subentende na zombaria levada a cabo pelas personagens graciosas, e no desvio de caráter das personagens nobres, uma transformação de ordem sócio-histórica na Lisboa do Setecentos.

PALAVRAS-CHAVE: Antônio José da Silva. O Judeu. Nobreza. Comicidade. Barroco.

      

ABSTRACT: This study aimed to analyze two reasons serio-comic, to know, love and nobility present in the following parts tragicomic: Esopaida or life of Aesop (1734) and Wars of rosemary and marjoram (1737), both written by the Portuguese -Brazilian Antônio José da Silva (1705-1739), nicknamed the Jew. The aim was to relate the reasons listed above the socio-cultural context in which these works were staged, ie, the eighteenth-century Portugal, then under the absolutist reign of D. John V. In our research we found that the protagonists of these parts, are the key serious, the discrete, are the key comic, the graceful, are driven by the impulses of a love artificializado the excesses of language and the conventionality of courtly gallantry. We believe it is possible to reveal at certain points of the analyzed works a treat little high on the theme of love and the question of the values of nobility. Therefore, we sought, through subsidies theoretical and critical about the comic, especially from authors such as Vladimir Propp (1992) and Mikhail Bakhtin (1988), find out if and how we can regard the derision carried out by the graceful characters, and the deviation character of noble characters, as a transformation of the socio-historical Lisbon in the eighteenth century.

KEYWORDS: Antônio José da Silva. The Jew. Nobility. Comic. Baroque.

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Citas

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Publicado

2019-03-24

Cómo citar

SILVA, Eduardo Neves da. AS RELAÇÕES NADA NATURAIS ENTRE O AMOR E A NOBREZA NO TEATRO DE ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA, O JUDEU: THE UNNATURAL RELATIONS BETWEEN LOVE AND NOBILITY IN THEATER OF ANTÔNIO JOSÉ DA SILVA, THE JEW. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 3, n. 6, p. pp. 78–94, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11087. Acesso em: 19 dic. 2024.