MÍSTICA E POESIA, NOS LIMITES DA LINGUAGEM: HILDA HILST E AS MÍSTICAS
MISTICISM AND POETRY, IN THE LIMITS OF LANGUAGE: HILDA HILST AND THE MISTICS
Resumen
RESUMO: Investigamos, neste trabalho, a partir da afirmação da poeta Hilda Hilst, de que a busca de Deus seria seu principal motivo poético, a relação entre a experiência mística e a poética, conforme esta se apresenta na lírica hilstiana. Para tanto, realizamos pesquisa bibliográfica sobre os temas expostos, recorrendo, em temas específicos, a textos de autoras místicas.
PALAVRAS-CHAVE: Experiência Mística. Poesia Contemporânea. Hilda Hilst.
ABSTRACT: In this work we investigated from the assertion of the poet Hilda Hilst, that the looking for God would be his main poetic reason, the relationship between the poetic and mystical experience it's presents in hilstiana's lyrical. For this, we researched in the literature about the topics exposed, using specific themes, the authors mystical texts.
KEYWORDS: Mystical Experience. Contemporary Poetry. Hilda Hilst.
Descargas
Citas
AMBERES, Hadewich de. Deus, amor e amante: As cartas. Trad. Roque Frangiotti. São Paulo: Paulinas, 1989.
ANDRADE, Vania Maria Baeta. Luz preferida: a pulsão da escrita em Maria Gabriela Llansol e Thérèse de Lisieux. 2006. Tese (Doutorado) – FALE/UFMG, Belo Horizonte, 2006.
ANDRADE, Paulo de. Só os loucos escrevem completamente. Letras & Letras, Uberlândia, MG, UFU, jan/jun 2010, n.26, v.1, p.121-140.
BALTHASAR, Hans Urs von. Determinación del lugar de la mística cristiana. In: ______. Ensayos teológicos: IV. Pneuma e Institución. Madrid: Ediciones Encuentro, 2008, p.246-267.
______. O acesso à realidade de Deus. In: FEINER, J.; LÖHRER, M. Mysterium Salutis: Compêndio de dogmática histórico-salvífica. Petrópolis: Vozes, 1978, v.II/1, p.15-41.
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Trad. Hortência dos Santos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1989.
BINGEN, Hildegard de. Flor brilhante. Trad. Joaquim Félix de Carvalho; José Tolentino Mendonça. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
______. Scivias: Conoce los caminos. Trad. Antonio Castro Zafra; Mónica Castro. Madri: Editorial Trotta, 1999.
BLANCHOT, Maurice. A literatura e a experiência original. In: BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987, p.211-249.
______. A grande recusa. In: ______. A conversa infinita. Trad. Aurélio Guerra Neto. São Paulo: Escuta, 2001, p.73-94.
BOFF, Leonardo. Mestre Eckhart: A mística da disponibilidade e da libertação. In: MESTRE ECKHART. A mística de ser e de não ter. Petrópolis: Vozes, 1983, p. 11-48. Introdução.
DELEUZE, Gilles. A literatura e a vida. In: DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Trad. Peter Pál Pelbatt. São Paulo: Editora 34, 1997, p.11-16.
DERRIDA, Jacques. Che cos‘é la poesia? In: DERRIDA, Jacques. Che cos’é la poesia?. Trad. Osvaldo Manuel Silvestre. Coimbra: Angelus Novus, 2003, p.5-10.
FARANI, Ir. Antonieta. A cantora do amor: Perfil da serva de Deus visto através de seus escritos. Organização e comentários Pe. Sílvio Mazarotto. Curitiba: Gráfica Bentivegna Editora, 1990.
HILST, Hilda. Cantares do Sem Nome e de partidas. In: ______. Cantares. São Paulo: Globo, 2004, p.13-26.
______. Exercícios para uma ideia. In: ______. Exercícios. São Paulo: Globo, 2002. p.27-36.
______. Do desejo. São Paulo: Globo, 2004.
______. Poemas malditos, gozosos e devotos. São Paulo: Globo, 2005.
______. Das sombras. In: Cadernos de literatura brasileira. N.9, out. 1999. São Paulo: Instituto Moreira Salles. p. 25-41. Entrevista.
JESUS, Teresa de (ou d‘Ávila). Livro da vida. Trad. Silvério de Santa Teresa. Petrópolis: Vozes, 1961.
LACAN, Jacques. Deus e o gozo d‘A mulher. In: LACAN, Jacques. O Seminário Livro 20: Mais ainda. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008, p.70-83.
LOPES, Silvina Rodrigues. A literatura como experiência. In: LOPES, Silvina Rodrigues. Literatura, defesa do atrito. Lisboa: Edições Vendaval, 2003, p.11-58.
______. A legitimação em literatura. Lisboa: Edições Cosmos, 1994, p.455-472.
MAGDEBURGO, Matilde de. La luz divina que ilumina los corazones. Trad. Daniel Gutiérrez. Burgos: Monte Carmelo, 2004.
NANCY, Jean-Luc. Fazer, a poesia. In: NANCY, Jean-Luc. Resistência da poesia. Trad. Bruno Duarte. Lisboa: Vendaval, 2005, p. 9-44.
POMMIER, Gerard. A mística, verdade do gozo feminino. In: POMMIER, Gerard. A exceção feminina: os impasses do gozo. Trad. Dulce Duque Estrada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1991, p.64-76.
PORETE, Marguerite. O Espelho das Almas Simples e aniquiladas e que permanecem somente na vontade e no desejo do Amor. Trad. Sílvia Schwartz. Petrópolis: Vozes, 2008.
RAHNER, Karl. Meditação sobre a palavra ― Deus. In: RAHNER, Karl. Curso fundamental da fé. São Paulo: Paulus, 1989, p. 60-69.
TESONE, Juan Eduardo. O divino gozo: o narcisismo feminino e os místicos. In: Revista Brasileira de Psicanálise. v.42, n.4, 2008, p. 139-143. Disponível em: <http://pepsic.bvs-psi.org.br/pdf/rbp/v42n4/v42n4a16.pdf>. Acesso em 01 maio 2011.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.