O GÊNERO DISCURSIVO FÁBULA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA

THE FABLE GENRE: A STUDY IN BAKHTINHIANA PERSPECTIVE

Autores/as

  • Brennda Valléria do Rosário FREIRE UFPA - Belém/PA

Resumen

RESUMO: Este artigo é parte de um trabalho maior, no qual buscamos refletir sobre o emprego dos gêneros discursivos nas práticas escolares do ensino básico. Desse modo, o objetivo geral deste artigo centra-se na reflexão sobre o contexto de produção e os elementos constitutivos do gênero fábula, visando à sua abordagem em sala de aula. Para tanto, à luz da perspectiva bakhtiniana, analisamos a fábula Os dois castores, atribuída a Esopo, com o intuito de verificar o que este texto pode oferecer ao trabalho escolar. Como resultado desta pesquisa, entendemos que o gênero em questão é muito produtivo para o ensino de Língua Materna, pois, além de contribuir para a formação do leitor crítico, por meio do debate propiciado pelo cunho moralista, é repleto de elementos linguísticos que podem ser explorados pelos professores, para desenvolver as habilidades cognitivas do aluno. Esperamos, com isso, implicar na formação do professor e nas demais investigações no campo da Linguística Aplicada.

PALAVRAS-CHAVE: Gêneros discursivos. Fábulas. Ensino e aprendizagem.

      

ABSTRACT: This article is part of larger work, in which we reflect on the use of genres in school practices. Thus, the general objective of this article centers on reflection about the context of production and the elements of the fable genre, aiming their use in the classroom. For this, in light with Bakhtinian perspective, we analyze the fable The two beavers, attributed to Aesop, in order to verify that this text can provide for school work. As a result of this research we understand that gender in question is very productive for the teaching of Native Language, because, besides contributing to the formation of the critical reader through debate afforded by the moralistic nature, is full of linguistic elements which can be exploited by teachers to develop the cognitive abilities of the student. We expect, therefore, contribute to formation of the teacher and for other investigations in the area of Applied Linguistics.

KEYWORDS: Genres. Fables. Teaching and Learning.

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Publicado

2019-03-24

Cómo citar

FREIRE, Brennda Valléria do Rosário. O GÊNERO DISCURSIVO FÁBULA: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA BAKHTINIANA: THE FABLE GENRE: A STUDY IN BAKHTINHIANA PERSPECTIVE. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 2, n. 4, p. pp. 81–95, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11112. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

INICIAÇÃO CIENTÍFICA