O POEMA COMO PROBLEMA EM W. J. SOLHA
THE POEM AS A PROBLEM IN W. J. SOLHA
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v9i18Resumen
RESUMO: A metalinguagem é ao mesmo tempo um artifício poético e um tema na poesia de W. J. Solha, como acontece na obra DeuS e outros quarenta PrOblEMAS, publicada em 2015. A preocupação com o processo criativo e com o produto da criação é estabelecida como uma forma de pensar a relação do poeta com seu texto, mas também de ver sentido no que escreve e no porquê escreve. Isto posto, almeja-se, neste estudo, abordar aspectos metalinguísticos em alguns poemas selecionados da obra citada, de modo a observar como o investimento do escritor nas demandas da criação artística não somente problematiza a divindade, mas engendra uma performance. Com efeito, o poeta – que realiza a e se realiza na poesia – consegue, por meio da autorreflexividade, discutir o poético no seio de uma poética, além de vigorar como um deus.
PALAVRAS-CHAVE: Metalinguagem. Poesia. Solha. Criação poética.
ABSTRACT: Metalanguage is at the same time a poetic artifice and a theme in the poetry of W. Solha, as in the work DeuSe outros quarenta PrOblEMAS, published in 2015. The concern with the creative process and with the product of creation is established as a way of thinking the relation of the poet with his text, but also to see meaning in what he writes and why he writes. Inthis study, it is intended to approach metalinguistic aspects in selected poems of the cited work, in order to observe how the writer’s investment in the demands of artistic creation not only problematizes the deity, but engenders a performance. In fact, the poet – who performs and is performed in poetry – is able, through self-reflexivity, to discuss the poetic in the center of a poetic, besides to act as a god.
KEYWORDS: Metalanguage. Poetry. Solha. Poetic creation.
Descargas
Citas
CHALHUB, Samira. A metalinguagem. São Paulo: Ática, 1986.
FERRAZ JÚNIOR, Expedito Ferraz. Notas sobre a poesia de W. J. Solha. In: SOLHA, Waldemar José. DeuS e outros quarenta PrOblEMAS. Guaratinguetá, SP: Penalux, 2015. p. 11-23.
PROENÇA FILHO, Domício. Pós-modernismo e literatura. 2. ed. São Paulo: Editora Ática, 1995.
SANTOS, Éverton de Jesus. “Eu-mundo-homem”: a estética holística da trilogia épica de
W. J. Solha. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, 2016.
Disponível em: <https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/5683/1/EVERTON_JESUS_SANTOS.pdf>. Acesso em: 21 de fevereiro de 2018.
SOLHA, Waldemar José. DeuS e outros quarenta PrOblEMAS. Guaratinguetá, SP: Penalux, 2015.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.