LIMA BARRETO NO HOSPÍCIO: MEMÓRIA, ESCRITA E RESISTÊNCIA
LIMA BARRETO LIVING IN A HOSPICE: MEMORY, WRITINGS AND RESISTANCE
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v9i19Resumen
RESUMO: O trabalho apresenta uma leitura do Diário do hospício, de Lima Barreto, como crítica ao poder médico-científico no início do século XX. Em nossa visão, o texto do escritor carioca representa, além da necessidade de autopreservação, um gesto de resistência política e ideológica.
PALAVRAS-CHAVE: Memória. Diário. Loucura. Resistência.
ABSTRACT: The paper presents a reading of Lima Barreto’s Diário do Hospício as a critique of medical-scientific power in early twentieth century. In our view, the text of carioca writer represents, besides the need for self-preservation, a gesture of political and ideological resistance.
KEYWORDS: Memoirs. Diary. Insanity. Resistance.
Descargas
Citas
BARBOSA, Francisco de Assis. A vida de Lima Barreto. 10ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.
BARRETO, Lima. Prosa seleta. Organização de Eliane Vasconcellos. São Paulo: Nova Aguilar, 2001.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BOSI, Alfredo. O cemitério dos vivos: testemunho e ficção. Revista Literatura e sociedade. São Paulo: USP/ FFCLH/DTLLC, nº 10, 2007, p. 13-25.
HIDALGO, Luciana. A loucura e a urgência da escrita. Revista ALEA: Estudos Neolatinos. Rio de Janeiro: UFRJ, nº 02, 2008, p. 227-242.
LEJEUNE, Philippe. O pacto autobiográfico: de Rousseau à Internet. Organização de Jovita Maria Gerheim Noronha. Tradução de Jovita Maria Gerheim Noronha e Maria Inês Coimbra Guedes. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
MEDEIROS, Maurício de. Notas de um antialcoolista. Archivos Brasileiros de Psychiatria, Neurologia e Sciencias Affins, Rio de Janeiro, n.2. 1906.
MOREIRA, J.; PEIXOTO, A. A paranoia e os syndromas paranoides. Archivos Brasileiros de Psychiatria, Neurologia e Sciencias Affins, Rio de Janeiro, v.1, n.1, p.5-33. 1905.
NERI, Márcio. Psychoses alcoólicas. Archivos Brasileiros de Psychiatria, Neurologia e Medicina Legal, Rio de Janeiro, n.3-4, 1909.
RESENDE, Beatriz. Lima Barreto e o Rio de Janeiro em fragmentos. Rio de Janeiro: UFRJ, Unicamp, 1993.
SANTOS, Fernando Sergio Dumas dos & VERANI, Ana Carolina. Alcoolismo e medicina psiquiátrica
no Brasil do início do século XX. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.17, supl. 2,
dez. 2010, p.401-420.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.