A CRIATURA DE MARY SHELLEY COMO ALUSÃO ÀS INFLUÊNCIAS DA CRIAÇÃO LITERÁRIA
MARY SHELLEY’S CREATURE AS AN ALLUSION TO THE INFLUENCES OF LITERARY CRIATION
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v10i20Resumen
RESUMO: O presente artigo propõe analisar a criatura de Mary Shelley como alusão para as influências presentes no produto da escrita literária. Estudos sobre a criação de Frankenstein afirmam que Shelley receava em creditar sua própria autoria devido à dificuldade de reconhecimento da escrita feminina no século XVIII, assim como também pelas influências sofridas pela autora, que desde jovem conviveu com titãs da literatura. Nesse sentido, tem-se que a relação entre criador e criatura apresentada por Shelley em Frankenstein reflete aspectos de seu processo criativo, concluindo-se que a própria escritora se confunde com Victor Frankenstein. Conjectura-se a análise da composição da criatura como uma metáfora a criação literária, pois ambas se relacionam pelo seu processo constituinte, sendo compostas de elementos externos que juntos compõem seu ser uno. Destarte, pretende-se analisar como a criação da identidade da personagem da criatura através da leitura de livros específicos pode ser uma alusão às influências que Shelley dispôs para a composição de sua obra. Para isso, utilizaremos os conceitos de alusão propostos por Hinds e Vasconcelos para analisarmos até que ponto as influências literárias sofridas pela criatura são demonstrações de alusão da própria memória da autora, suas influências sendo metaforizadas como memória integrante do personagem.
PALAVRAS-CHAVE: Mary Shelley. Frankenstein. Alusão.
ABSTRACT: The present study aims to analyze Mary Shelley’s creature as an allusion to the influences present in the product of the literary writing. Researches about the process of creation of Frankenstein affirm that Mary Shelley doubted in crediting her own authorship due to the difficulties of recognition of the female production during XVII, as well as the influences experienced by the author, who since childhood had lived with titans of literature. In this sense, the relation between creator and creature presented by Shelley in Frankenstein is seeing as reflecting aspects of her creative process, concluding that the own author confounds herself with Victor Frankenstein. Based on this fact, it is proposed an analysis of the creature composition as a metaphor for literary creation, since their constituent process relates them. Thus, the present paper proposes to exam how the creation of the creature’s identity through the reading of specific books may be an allusion to the influences Shelley used in the development of her romance. For this, it would be used the concepts of allusion suggested by Hinds and Vasconcelos to question how far the literary influences upon the creature are demonstrations of allusions of the author’s own memory, her influences being metaphorized as integrant memories of the character.
KEYWORDS: Mary Shelley. Frankenstein. Allusion.
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