OS ESPAÇOS DA CIDADE, DA MORTE E DA VIDA NO CAPÍTULO SOLFIERI DE NOITE NA TAVERNA, DE ÁLVARES DE AZEVEDO
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v11i23Palabras clave:
Álvares de Azevedo, Romantismo, Noite na Taverna, Espaço literárioResumen
Este artigo tem como objetivo analisar o capítulo “Solfieri”, de Noite na Taverna, de Álvares de Azevedo. Sabe-se que a obra póstuma de Azevedo abarca grande fortuna crítica, não se pretendendo, portanto, fazer levantamento crítico dela, mas um recorte – do capítulo supracitado – e a partir disto, uma leitura sobre os espaços da cidade, da morte e da vida pelos quais o narrador-protagonista transita. Autores como Brandão (2013), Lins (1976), Gomes (2008) e Blanchot (2011) contribuem para a compreensão do estudo proposto.
Descargas
Citas
AZEVEDO, Álvares de. Noite na Taverna. Jandira – SP: Principis, 2019.
BAUMAN, Zygmunt. O pavor da morte. In: Medo líquido. Trad. de Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. p. 35-73.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
BRANDÃO, Luis Alberto. Teorias do espaço literário. São Paulo: Perspectiva; Belo Horizonte: Fapemig, 2013.
CAMARANI, Ana Luiza Silva. A literatura frenética no romantismo: a França e o Brasil sob o signo de satã. Itinerários, Araraquara, n. 44, p. 179-193, jan./jun. 2017.
CANDIDO, Antônio. A Educação pela noite. In: A Educação pela noite & Outros ensaios. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.
CARVALHO, Alfredo Leme Coelho de. Foco narrativo e fluxo de consciência: questões de teoria literária. São Paulo: Unesp, 2012.
GOMES, Renato Cordeiro. Todas as cidades, a cidade: literatura e experiência urbana. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
LINS, Osman. Lima Barreto e o espaço romanesco. São Paulo: Ática, 1976.
LODGE, David. A arte da ficção. Trad. Guilherme da Silva Braga. Porto Alegre, RS: L&PM POCKET, 2020.
NIELS, Karla Menezes Lopes. O cânone crítico e historiográfico de Álvares de Azevedo e a questão do fantástico em noite na taverna. REVELL – Revista de Estudos Literários da UEMS ANO 4, v.2, Número 7, 2013.
WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade: na história e na literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.