NEOLOGISMOS EM TUÍTES DE GRANDES EMPRESAS: UMA ANÁLISE LEXICULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v12i25.p12-32Palabras clave:
Neologismos, Tuítes, EmpresasResumen
Este artigo tem como objetivo analisar criações neológicas encontradas no contexto da rede social Twitter, como forma de compreender por meio de quais recursos ou processos neológicos a língua portuguesa tem se renovado no mundo virtual, dadas as interações ocorridas na referida rede social. Para tal, elencamos como objeto de estudo tuítes de grandes empresas, sendo elas Aiqfome, Ifood, Netflix Brasil, Prime Vídeo e Magazine Luíza. Como referencial teórico, sustentaremos nosso estudo em autores como Alves (1996, 2006), Barbosa (1978) e Carvalho (2006), para tratar sobre o uso e os tipos de neologismos, além de Santos (2012), Silva e Oliveira (2018), sobre o contexto das redes sociais e as formas de comunicação virtual. A metodologia concerne à seleção dos tuítes, à verificação neológica do corpus em dicionários online, sendo eles o Dicionário Caldas Aulete (eletrônico), o Dicio (Dicionário Online da Língua Portuguesa) e o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2001), e por último, à análise léxico-cultural dos tuítes selecionados para esta investigação.
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Citas
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