EXAMINANDO OS DESAFIOS PARA A PESQUISA EM SOCIOLINGUÍSTICA
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v12i26.p208-211Resumen
O livro “Desafios para a pesquisa em sociolinguística”, publicado em 2022, foi organizado por Freitag, Araújo e Dias para sistematizar, com base nos trabalhos apresentados no X Encontro de Sociolinguística, algumas iniciativas e apontamentos sobre diversificação e atualização da metodologia da pesquisa sociolinguística. Sendo toda a área de estudos baseada nos conceitos de heterogeneidade, diversidade, variação e mudança linguísticas como reflexo da sociedade também diversa, heterogênea e em constante mudança, nada mais natural do que a revisitação e ampliação de teorias e procedimentos metodológicos para atender à realidade dinâmica da língua e das comunidades. Devido à situação sanitária vivida no mundo nos últimos anos, há ênfase no uso dos recursos virtuais no desenvolvimento dos estudos da linguagem que já aconteciam nos estudos do PB e ganharam destaque como resposta aos muitos desafios e demandas do cenário pandêmico mundial, especialmente sobre a coleta de dados. A vivência dessa conjunção direcionou obrigatoriamente os pesquisadores ao uso ativo das tecnologias para criar e continuar a produzir respostas às questões científicas. Também por isso, a obra se propõe a suscitar e ilustrar projetos e análises em curso que precisarão se debruçar ainda mais sobre o uso das tecnologias para as investigações científicas das humanidades como ferramentas permanentes e necessárias.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.