AS EPÍGRAFES DE INVENÇÃO DE ORFEU
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v12i27.p8-17Palabras clave:
Jorge de Lima, Invenção de Orfeu, EpígrafesResumen
Invenção de Orfeu é um poema pródigo em referências, subtítulos, formas e temas. A prodigalidade também está nas cinco epígrafes escolhidas por Jorge de Lima. Lidas em conjunto e em relação com a obra, essas epígrafes apontam para a oscilação entre afirmar e negar o poder fundante da palavra poética, contradição que estrutura o poema de ponta a ponta.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor W. Palestra sobre lírica e sociedade. In: ______. Notas de literatura I. Trad. Jorge M. B. de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003, p. 65-89.
APOLLINAIRE, Guillaume. L’enchanteur purrissant. In: ______. Ouvres en prose. Paris: Gallimard, 1977, p. 5-77.
APOLLINAIRE, Guillaume. Le poète assassiné. Paris: Gallimard, 1979.
Bíblia de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2006.
BUSATTO, Luiz. Montagem em Invenção de Orfeu. Rio de Janeiro: Âmbito Cultural, 1978.
HAMBURGUER, Michel. A verdade da poesia: tensões na poesia modernista desde Baudelaire. Trad. Alípio Correia de Franca Neto. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
HONORATO, Suene. As duas faces de Orfeu na Invenção de Jorge de Lima. Tese (Doutorado em Teoria e História Literária) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2013.
LIMA, Jorge de. Auto-retrato intelectual. In: ______. Jorge de Lima: poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997, p. 35-67.
LIMA, Jorge de. Invenção de Orfeu. In: ______. Jorge de Lima: poesia completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997, p. 505-802.
LIMA, Jorge de. Invenção de Orfeu. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2017.
RANCIÈRE, Jacques. Políticas da escrita. Trad. Raquel Ramalhete [et al.]. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.
RIBEIRO, Daniel Glaydson. Carnifágia malvarosa: as violações na Suma Poética de Jorge de Lima. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.