JORGE DE LIMA E O JOGO IMAGÉTICO ENTRE AS FOTOMONTAGENS E A POESIA
DOI:
https://doi.org/10.51951/ti.v12i27.p88-103Palabras clave:
Jorge de Lima, Modernismo, Invenção de Orfeu, Surrealismo, FotomontagensResumen
O artigo visa analisar as articulações do surrealismo nos desdobramentos poético-visuais do alagoano Jorge de Lima (1893-1953) no contexto modernista. As fotomontagens da obra A pintura em pânico e o poema Invenção de Orfeu foram escolhidos pois, nessa esteira, indicam os elementos basilares da construção imagética limiana: o insólito, o universo do sonho (diálogo com a psicanálise de Sigmund Freud), o noturno e o surreal.
Descargas
Citas
ANDRADE, Fábio de Souza. O engenheiro noturno: A lírica final de Jorge de Lima. São Paulo: EDUSP, 1997.
ANDRADE, Fábio de Souza. Da Imagem às Imagens em Movimento: o narrativo na Invenção de Orfeu de Jorge de Lima. Revista Teresa: Revista de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciência Humanas / USP. São Paulo, n. 3, p. 126-138, 2002.
BASTOS, Danilo. A découpage – processo de gravura surrealista. Dom Casmurro, Rio de Janeiro, 1939, s.p.
BIRMAN, Joel. Escritura e psicanálise: Derrida, leitor de Freud. Revista Natureza Humana: Revista Internacional de Filosofia e Psicanálise. São Paulo, v. 9, n. 2, p. 275-298, 2007.
BOSI, Alfredo. Jorge de Lima. In: História concisa da literatura brasileira. São Paulo. Cultrix, 1999.
BOSI, Alfredo. Jorge de Lima poeta em movimento (Do “menino impossível” ao Livro de sonetos). Estudos Avançados: Revista do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo / USP. São Paulo, v. 30, n. 86, p. 183-207, 2016.
BOTELHO, André. O modernismo como movimento cultural: uma sociologia política da cultura. Lua Nova: Revista de Cultura e Política do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC). [S.l.], v. 111, p. 175-209, 2020.
BRETON, André. Manifestos do Surrealismo. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CARNEIRO, José Fernando. Apresentação de Jorge de Lima. Rio de Janeiro: Agir, 1958.
CHIARELLI, Tadeu. A fotomontagem como “introdução à arte moderna”: visões modernistas sobre a fotografia e o surrealismo. ARS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / USP. São Paulo, v. 1, n. 1, p. 67-81, 2003.
FABRIS, Annateresa. Fotomontagem e surrealismo: Jorge de Lima. Revista USP: Revista de Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo / USP. São Paulo, n. 55, p. 143-151, 2002.
FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. São Paulo: Cia das Letras, 2021.
LIMA, Jorge de. Invenção de Orfeu. São Paulo: Cosac Naify, 2013.
LIMA, Jorge de. A pintura em pânico. Rio de Janeiro: Tipografia Luso-Brasileira, 1943.
LIMA, Jorge de. A pintura em pânico. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2010.
LIMA, Jorge de. Poemas negros. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
LIMA, Jorge de. Poesia Completa (org. Afrânio Coutinho). Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1997.
MORAES, Eliane. O corpo impossível. São Paulo: Iluminuras, 2017.
NADEAU, Maurice. Histoire du Surréalisme. Seuil: Paris, 1958.
SACCHETTIN, Priscila. A pintura em pânico: fotomontagens de Jorge de Lima. 2018. 235f. Tese (Doutorado em História/História da Arte) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.