Monotongação do ditongo decrescente oral [eɪ̯] na fala e na leitura em voz alta de universitários sergipanos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51951/ti.v13i28.p27-44

Palabras clave:

Monotongação, Ditongo decrescente oral [eɪ̯], Fala espontânea, Leitura em voz alta

Resumen

A monotongação do ditongo decrescente oral [eɪ̯ ] já foi amplamente investigada em dados de fala no português brasileiro. Os estudos apontam uma forte influência do contexto seguinte ao ditongo constituído por [ɾ] e pelas consoantes fricativas pós-alveolares [ʃ, ʒ] e sinalizam uma interferência do nível de escolarização do falante. Apesar da ampla descrição do fenômeno em dados de fala, os condicionamentos do processo foram pouco explorados na situação de leitura em voz alta. Diante disso, neste estudo analisamos a monotongação do ditongo decrescente oral [eɪ̯] na fala e na leitura em voz alta de 12 universitários sergipanos, com o objetivo de investigar se há diferença nos condicionamentos do processo nos diferentes contextos estilísticos. A categorização das variantes foi desenvolvida considerando a trajetória dos formantes, parâmetro acústico que caracteriza os ditongos acusticamente, por meio da inspeção visual do espectrograma de banda larga do Praat. Apesar das restrições da amostra de leitura em voz alta, os condicionamentos do processo seguiram a mesma direção em ambos os contextos, sobretudo no que diz respeito à influência do contexto seguinte ao ditongo constituído por tepe e pelas fricativas pós-alveolares.

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Biografía del autor/a

Victor Renê Andrade Souza, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

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Publicado

2023-05-21

Cómo citar

SOUZA, Victor Renê Andrade. Monotongação do ditongo decrescente oral [eɪ̯] na fala e na leitura em voz alta de universitários sergipanos. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 13, n. 28, p. 27–44, 2023. DOI: 10.51951/ti.v13i28.p27-44. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/18819. Acesso em: 24 dic. 2024.

Número

Sección

Estudos Linguísticos