LEITURA E ESCRITA MULTIMODAL NA AULA DE ESPANHOL/LÍNGUA ESTRANGEIRA

MULTIMODAL READING AND WRITING IN SPANISH CLASSROOM AS A FOREIGN LANGUAGE

Auteurs

  • Maria Fernanda Lacerda de OLIVEIRA Letras - Unimontes/Montes Claros-MG
  • Rosilene dos Anjos SANT’ANA Língua espanhola do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

DOI :

https://doi.org/10.51951/ti.v8i16

Résumé

RESUMO: Existem diversas maneiras de apreender o mundo de informações que a contemporaneidade e os saberes escolares nos proporcionam. Consoante a esse novo cenário, nos encontramos com desafios educacionais que convergem para a necessidade de novas situações de ensino-aprendizagem a fim de atender às demandas educativas, principalmente quando se trata de linguagem, pois nos textos nos deparamos com múltiplas linguagens que requerem novas habilidades leitoras. Neste sentido, este artigo objetiva apresentar os resultados da análise da leitura e escrita de gêneros multimodais em língua espanhola e sua contribuição para o desenvolvimento de multiletramentos no Ensino Médio. Realizou-se uma análise documental (SÁ-SILVA, 2009) com base nos pressupostos da pesquisa multimodal (JEWITT, 2009) ancorada à teoria da Gramática do Design Visual proposta por Kress e Van Leeuwen (2006). Os dados analisados apontaram que o trabalho multimodal contribui para o desenvolvimento da leitura e escrita dos participantes como sujeitos das práticas sociais com as quais interagem discursivamente.

PALAVRAS-CHAVE: Texto Multimodal. Língua Espanhola. Multiletramentos.

 

ABSTRACT: There are many ways to apprehend information provided by contemporaneity and scholarly knowledge. According to this new scenario, we find educational challenges that need new teacher-learning situations in order to solve the educational demands, mainly in relation to language, because in the texts we find multiple languages that require new reading skills. In this sense, this article aims to present the results of the analysis of the reading and writing of multimodal genres in Spanish language and its contribution to the multiliteracy development in High School. A documentary analysis (SÁ-SILVA, 2009) was carried out based on the presuppositions of the multimodal research (JEWITT, 2009) based on the Grammar of Visual Design proposed by Kress and Van Leeuwen (2006). The analysis pointed out that the multimodal work contributes to the development of reading and writing of the participants as subjects of the social practices with which they interact discursively.

KEYWORDS: Multimodal text. Spanish Language. Multiliteracy.

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Publiée

2018-11-02

Comment citer

OLIVEIRA, Maria Fernanda Lacerda de; SANT’ANA, Rosilene dos Anjos. LEITURA E ESCRITA MULTIMODAL NA AULA DE ESPANHOL/LÍNGUA ESTRANGEIRA: MULTIMODAL READING AND WRITING IN SPANISH CLASSROOM AS A FOREIGN LANGUAGE. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 8, n. 16, p. pp. 49–67, 2018. DOI: 10.51951/ti.v8i16. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/10243. Acesso em: 19 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê 1 - Multimodalidade e o ensino de línguas