ÁLVARES DE AZEVEDO NA FICÇÃO SOBRENATURAL BRASILEIRA
ÁLVARES DE AZEVEDO IN BRAZILIAN SUPERNATURAL FICTION
Résumé
RESUMO: Álvares de Azevedo, considerado um dos grandes escritores românticos brasileiros, apresentou-nos uma prosa com tendências próximas ao gótico e ao fantástico. Macário e Noite na taverna possuem traços do fantástico e alguns aspectos grotescos, noturnos e mórbidos herdados do gótico. A proposta do artigo é apresentar alguns destes pressupostos aparentes nas duas obras.
PALAVRAS-CHAVE: Álvares de Azevedo. Gótico. Fantástico.
ABSTRACT: Álvares de Azevedo, considered one of the greatest romantic Brazilian writers, presented us such prose with tendencies close to the Gothic and the Fantastic styles. Macário and Noite na taverna have traces belonging to the Fantastic and some grotesque, nightly and morbid aspects inherited from the Gothic. The proposal of the article is to present some of these presumptions present in both works.
KEY-WORDS: Álvares de Azevedo. Gothic. Fantastic.
Téléchargements
Références
ADONIAS FILHO. Apresentação. In: ÁLVARES DE AZEVEDO, Manuel Antonio. Noite na Taverna. São Paulo: Publifolha, 1997.
ÁLVARES DE AZEVEDO, Manuel Antônio. Noite na Taverna. In:______. Obra Completa. (Org. Alexei Bueno). Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 2000.
______. Macário. In:______. Obra Completa. (Org. Alexei Bueno). Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 2000.
CANDIDO, Antonio. A Educação pela Noite. In: A Educação pela Noite e outros Ensaios. São Paulo: Ática, 1987.
CARPEAUX, Otto Maria. Prosa e Ficção do Romantismo. In: GUINSBURG, J. O Romantismo. São Paulo: Perspectiva, 1993.
CAVALHEIRO, Edgar. Introdução. In: ÁLVARES DE AZEVEDO, Manuel Antonio. Noite na Taverna / Macário. São Paulo: Livraria Martins Editora, s/d.
LOVACRAFT, Howard Philip. Os primórdios do romance gótico. O apogeu do romance gótico. In:______. O terror sobrenatural na literatura. Tradução de Ana Magalhães e Daniel Seabra Lopes. Lisboa: Veja, 2003.
PAES, José Paulo. Introdução. In: ______ (org. e trad.). Os buracos da máscara: antologia de contos fantásticos. São Paulo: Brasiliense, 1985.
PAZ, Octavio. Ruptura e Convergência. In:______. A Outra Voz. São Paulo: Siciliano, 2001.
VOLOBUEF, Karin. Romantismo brasileiro. In:______. Frestas e Arestas. A Prosa de Ficção do Romantismo na Alemanha e no Brasil. São Paulo: Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.