RISO, LINGUAGEM E POLÍTICA NAS MANIFESTAÇÕES DADAÍSTAS
LAUGHTER, LANGUAGE AND POLITICS IN DADA MANIFESTATIONS
Résumé
RESUMO: Trata-se de abordar as manifestações dadaístas como uma forma de negação da arte. Perceber o movimento dadaísta como sabotagem da arte mercadoria e também como questionamento do uso da estética como símbolo de distinção social. Compreender suas intervenções como uma crítica ao mercado cultural e não como mais uma renovação estética. Analisar, sobretudo, como Dada trabalhou o riso como destruidor de linguagens e como arma para a formação do seu niilismo iconoclasta. Perceber as implicações de suas atitudes para uma análise sociológica das contradições das sociedades européias do início do século XX.
PALAVRAS-CHAVE: Dadaístas. Riso. Linguagem. Arte e indústria cultural.
ABSTRACT: It is to approach the manifastations of dadaists as a way of art denied. Realize the dadaist moviment as sabotage of commodity art and as questioning the use of aesthetics like a symbol of social distiction. Understanding their interventions as a critique of the cultural market an not as an aesthetic renovation. Analyze, especially as Dada worked the laughter like a destroyer of languages and a weapon to the formation of his iconoclastic nihilism. Realize the implications of their attitudes to a sociological analysis of European society's contradictions in the early twentieth century.
KEYWORDS: Dadaists. Laughter. Language. Art and culture industry.
Téléchargements
Références
ADORNO, T. W. E HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento. Fragmentos Filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1985.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e Técnica, Arte e Política - Obras Escolhidas, volume1. Trad. Paulo Sergio Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
BÜRGER, P. Teoria da Vanguarda. Tra. Ernesto Sampaio. Lisboa: Vega, 1993.
CABANNE, P. Marcel Duchamp: engenheiro do tempo perdido. Trad. Paulo José do Amaral. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.
MARCUSE, H. Eros e civilização. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
ORTEGA Y GASSET, J. A rebelião das massas. Trad. Ricardo Araújo. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
PAZ, Octavio. Convergências: ensaios sobre arte e literatura. Trad. Moacir Werneck de Castro. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.
TZARA, T. Sete manifestos Dada. Trad. José Miranda Justo. Lisboa: Hiena Editora, 1987.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.