PARA ALÉM DAS FRONTEIRAS ENTRE PALAVRA E IMAGEM NUMA CULTURA DIGITAL
WELL BEYOND THE FRONTIERS BETWEEN WORD AND IMAGE IN A DIGITAL CULTURE
Résumé
RESUMO: Este artigo se propõe a questionar os riscos atribuídos à linguagem visual no processo de formação, problematizar a relação entre imagem e palavra na perspectiva do ultrapassamento de suas fronteiras e considerar algumas possibilidades na articulação ou mixagem de diferentes linguagens nos meios digitais. Para isso, são apresentados alguns aspectos da histórica relação entre palavra e imagem; as implicações da diluição de fronteiras entre signo verbal e signo visual em poéticas vanguardistas; e os desafios da leitura ou navegação nos meios digitais para a formação cultural.
PALAVRAS-CHAVE: Imagem. Linguagem verbal. Mídias digitais.
ABSTRACT: This article proposes to question the risks associated to visual language in the formation process, problematize the relationship between image and word in the perspective of exceeding its frontiers and consider some possibilities in the linking or mixing of different languages in the digital media. In order to do that, we present some aspects of the historical relationship between verbal and visual signals in avant-garde poetry and the challenges in reading or surfing the digital means to cultural formation.
KEYWORDS: Image. Verbal language. Digital media.
Téléchargements
Références
AGUIAR, L. O poder das imagens. Revista Educação, v. 170, n. 9, p. 25-27, 2011.
BAITELLO JR., N. Para que servem as imagens mediáticas: os ambientes culturais da comunicação, as motivações da iconomania, a cultura da visualidade e suas funções. São Paulo: CISC, 2007.
DA SILVA, J. C. Filosofia da linguagem (1): da torre de Babel a Chomsky. 2007. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/disciplinas/filosofia/filosofia-da-linguagem-1-da-torre-de-babel-a-chomsky.htm>. Acesso em: 2 jan. 2015.
GARCIA, A. M. A literatura como design gráfico: a linguagem em cena. Belo Horizonte: C/ Arte, 2013.
HUNT, P. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosacnaify, 2010.
MITCHELL, W. J. T. Iconology: image, text and ideology. Chicago: The University of Chicago Press, 1986.
PARELLADA, C. I. Arte rupestre no Paraná. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.1 p.1-25 , jan./jun. 2009.
SALDANHA, L. C. D. Literatura e semiformação no ciberespaço. Texto Digital, Florianópolis, ano 2, n. 2, dez., 2006. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/textodigital/article/download/1075>. Acessado em: 30 mai. 2016.
______. Fala, oralidade e práticas socais. Curitiba: Intersaberes, 2016.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.