AS FIGURAS ESTÉTICAS KIERKEGAARDIANAS: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE HOFFMANN E GUIMARÃES ROSA
THE KIERKEGAARDIANS AESTHETIC FIGURES: A COMPARATIVE STUDY BETWEEN HOFFMANN AND GUIMARÃES ROSA
Résumé
RESUMO: Este artigo procura, por meio da interpretação de parte da obra de Kierkegaard, estabelecer um estudo comparativo entre a obra de dois autores: E.T.A. Hoffmann e Guimarães Rosa. Partindo da concepção das figuras estéticas kierkegaardianas, pretende-se uma análise do percurso das personagens centrais de cada texto.
PALAVRAS-CHAVE: Kierkegaard. Figuras estéticas. Hoffman. Guimarães Rosa.
ABSTRACT: This article seeks by interpretating, through Kierkegaard's work, establish a comparative study between the work of both authors: ETA Hoffmann and Guimarães Rosa. Starting from the kierkegaardians aesthetic figures conception, want an analysis of the course of the central characters of each text.
KEYWORDS: Kierkegaard. Aesthetic figures. Hoffman. Guimarães Rosa .
Téléchargements
Références
ADORNO, T. Kierkegaard. Tradução de Alvaro M. Valls. Editora da UNESP: São Paulo, 2010.
AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? In: ______. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009. P. 55-77.
DURAND, G. O imaginário. São Paulo: Difel, 1999.
______. Estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ELIADE, M. Imagens e símbolos. Lisboa: Arcádia, 1979.
FREUD, S. O futuro de uma ilusão, O mal-estar na civilização e outros trabalhos (1927-1931). Rio de Janeiro: Imago, 2006.
GENETTE, G. Discurso da narrativa. Lisboa: Vega. s.d.
GOUVEA, R. Q. A palavra e o silêncio – Kierkegaard e a relação dialética entre fé e razão. São Paulo: Fonte Editorial, 2009.
GRAMMONT, G. Don Juan, Fausto e o Judeu Errante em Kierkegaard. Petrópolis: Catedral das letras, 2003.
HOFFMAN, E. T. A. O vaso de ouro. In.: ______. Contos fantásticos. Tradução de Claudia Cavalcanti. Rio de Janeiro: Imago, 1993.
KIERKEGAARD, S. Temor e tremor. São Paulo: Hemus, 2009.
______. O conceito de angústia. Petrópolis: Vozes, 2010.
ROBERT, M. Romance das origens, origens do romance. Tradução: André Telles. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
ROSA, J. G. A hora e vez de Augusto Matraga. In: ______. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.