A CIDADE NOS CONTOS UM ENCONTRO E UM CASO DOLOROSO, DE JAMES JOYCE
THE CITY IN THE SHORT STORIES AN ENCOUNTER AND A PAINFUL CASE, BY JAMES JOYCE
Résumé
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo analisar de que maneira a cidade de Dublin é representada nos contos Um encontro e Um caso doloroso, do livro Dublinenses (2013 [1914]), de James Joyce. Os contos foram selecionados por representarem dois movimentos e compreensões distintas do mesmo espaço urbano: enquanto no primeiro a cidade representa a liberdade, no segundo ela é vista de maneira negativa. Para tal análise, serão utilizados autores como Mikhail Bakhtin (1988) verificando a questão do discurso em relação com o sujeito e o espaço urbano e Salvatore D’Onofrio (2007) para versar a respeito do construto literário.
PALAVRAS-CHAVE: Cidade. James Joyce. Monologia. Dialogia.
ABSTRACT: This article aims to analyze how Dublin is portrayed in the short stories An encounter and A painful case, from the book Dubliners (2013 [1914]), by James Joyce. The stories were chosen because they represent two different ideas over the urban space. On the one hand, the city is seen from a pessimistic point of view, while, on the other hand, the city is seen as a positive space representing freedom. To sustain this analysis we will resort the ideas of Mikhail Bakhtin (1988) and Salvatore D’Onofrio (2007).
KEYWORDS: Urban space. James Joyce. Monologism. Dialogism.
Téléchargements
Références
BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Trad. Aurora Fornoni Bernardini et al. São Paulo: Hucitec, 1988.
BENJAMIN, W. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Trad. José Carlos Martins Barbosa et al. São Paulo: Brasiliense, 1995.
D’ONOFRIO, S. Forma e sentido do texto literário. São Paulo: Ática, 2007.
JOYCE, J. Dublinenses. Trad. Guilherme da Silva. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2013.
SENNETT, R. Carne e pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. Trad. Marcos Aarão Reis. Rio de Janeiro: BestBolso, 2008.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.