A MULTIFUNCIONALIDADE DO VERBO MODAL "PODER": USOS IDENTIFICADOS E EVIDÊNCIAS SOBRE SUA ATUAÇÃO EM CONTEXTOS DE PEDIDOS E PERMISSÃO
THE MULTIFUNCTIONALITY OF THE MODAL VERB “PODER”: IDENTIFIED USES AND EVIDENCES ABOUT ITS PERFORMANCE IN CONTEXTS OF REQUEST AND PERMISSIONS
Résumé
RESUMO: Este trabalho tem por objetivo a investigação do verbo modal poder, a partir de uma abordagem sincrônica, de maneira a descrever seus usos e a demonstrar como o modal teria passado por um processo gradiente de expansão semântico-pragmática. Para tanto, mediante os postulados da perspectiva da (inter)subjetivização (TRAUGOTT, 1995, 2010; TRAUGOTT; DASHER, 2005; CUYCKENS; DAVIDSE; VANDELANOTTE, 2010), realizamos uma análise qualitativa da palavra poder em três diferentes corpora da modalidade oral do português brasileiro. Neste trabalho, assumimos que poder é um verbo modal, que pode realizar-se nas seguintes modalidades: deôntica, epistêmica e habilitativa. A partir da identificação da multifuncionalidade do termo poder, observamos, pontualmente, os usos desse modal como pedido e permissão, defendendo que estes estariam, frequentemente, associados a uma ordem atenuada. As permissões são, dessa maneira, regulamentações – que têm como origem o fato de que algo não é obrigatório – proferidas por sujeitos que detêm o poder e podem revelar normas a serem cumpridas. Por sua vez, os pedidos são solicitações realizadas por falantes que desejam algo do outro.
PALAVRAS-CHAVE: Multifuncionalidade. (Inter)subjetivização. Verbo modal poder. Pedido e permissão.
ABSTRACT: This paper intends to present an investigation of the modal verb poder, from a synchronic approach, in order to describe its uses and demonstrate that the word poder would have suffered a gradient process of semantic-pragmatic expansion. Therefore, by the postulate of (inter)subjectification (TRAUGOTT, 1995, 2010; TRAUGOTT; DASHER, 2005; CUYCKENS; DAVIDSE; VANDELANOTTE, 2010), we have analyzed three different corpora of the oral Brazilian Portuguese. In this work, we assume that poder is a modal verb, which can be used in following modalities: deontic, epistemic and ability. From the identification of the multifunctionality of power, we observed, punctually, the uses of this modal as request and permission, arguing that these are often associated with an attenuated order. Permissions are, thus, regulations – that come from the fact that something is not obligatory – given by subjects who have the power and can reveal standards to be fulfilled. In turn, requests are solicitations made by speakers who want something from the other.
KEYWORDS: Multifunctionality. (Inter)subjectification. Modal verb poder. Request and permission.
Téléchargements
Références
COSTA, S. Entre o deôntico e o epistêmico: o caráter camaleônico do verbo modal ‘poder’. Revista Letra Magna: Revista Eletrônica de Divulgação Científica em Língua Portuguesa, Linguística e Literatura, n.11, v. 2, 2009.
CUNHA LACERDA, P. F. A. (Inter)subjetivização no domínio da modalidade: o processo de gramaticalização das construções modais ter que + V2 e dever + V2. Guavira Letras: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMS, Mato Grosso do Sul, v. 1, n. 1, 2011, p. 151-164.
UYCKENS, H.; DAVIDSE, K.; VANDELANOTTE, L. Introduction. In: DAVIDSE, K.; VANDELANOTTE, L.; CUYCKENS, H. (eds.). Subjectification, intersubjectification and grammaticalization. Berlim/New York: De Gruyter Mouton, 2010, p. 1-26.
GOFFMAN, E. On face-work: an analysis of ritual elements in social interaction. In: ______. Interaction ritual: essays on face-to-face behavior. Nova York: Pantheon Books, 1967, p. 5-46.
______. A elaboração da face: uma análise dos elementos rituais da interação social. In.: FIGUEIRA, S. (org.). Psicanálise e Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1980.
GONÇALVES, S. C. L. Gramaticalização, modalidade epistêmica e evidencialidade: um estudo de caso no português do Brasil. Tese de doutorado. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2003.
______; LIMA-HERNANDES, M. C.; CASSEBGALVÃO, V.C. (orgs.). Introdução à Gramaticalização: princípios teóricos e aplicação. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
KOCH, I. G. V. Argumentação e Linguagem. São Paulo, Cortez Editora. 1987.
NEVES, M. H. M. Texto e gramática. São Paulo: Editora Contexto, 2006.
PALMER, F. R. Mood and Modality. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
TRAUGOTT, E. C. Subjectification in grammaticalization. In: STEIN, D.; WRIGHT, S. Subjectivity and Subjectification. New York: Cambridge University Press, 1995, p. 31-54.
______. (Inter)subjectivity and (inter)subjectification: a reassessment. In: DAVIDSE, K.; VANDELANOTTE, L.; CUYKENS, H. (Orgs.). Subjectification, intersubjectification and grammaticalization. Berlim/New York: De Gruyter Mouton, 2010, p. 13-26.
______. DASHER, R. Regularity in semantic change. New York: Cambridge University Press, 2005.
VITRAL, L. O papel da frequência na identificação de processos de gramaticalização. Scripta, vol. 9, n. 18, Belo Horizonte, 2006, p. 149-177.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons BY-NC-ND 4.0 International, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, desde que não seja para uso comercial e sem derivações.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.