CONTEXTUALIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE ENSINO COMO AÇÕES ALTERNATIVAS E QUESTIONADORAS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA SOB A ÓPTICA DA LINGUÍSTICA APLICADA
CONTEXTUALIZED TEACHING PRACTICES AS ALTERNATIVE AND QUESTIONING ACTIONS IN THE PROCESS OF THE ENGLISH LANGUAGE ACQUISITION FROM THE PERSPECTIVE OF APPLIED LINGUISTIC
Résumé
RESUMO: Pretende-se, neste artigo, discutir a importância do desenvolvimento de práticas de ensino contextualizadas no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa para adolescentes, como condição para um letramento significativo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de ordem qualitativa numa escola comercial de ensino de idiomas em uma turma com estudantes entre onze e doze anos. Sendo assim, constituiu- se como corpus, para o presente artigo, diários reflexivos produzidos em campo e o material didático utilizado em sala que foram analisados sob a fundamentação teórica da Linguística Aplicada. O resultado das análises apontou para a relevância de práticas de ensino contextualizadas, pois, a comunicação não se limita somente a componentes estruturais da língua, mas se completa quando estes estão, devidamente articulados com outros elementos e aspectos que compõem o contexto social.
PALAVRAS-CHAVE: Prática de ensino contextualizada. Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa. Letramento.
ABSTRACT: This article aims to discuss the importance to develop contextualized teaching practices in the classroom during the teaching-learning process of English Language for teenagers as a condition to develop a significant literacy. We conducted a qualitative research in a language school with adolescents from eleven to twelve years. Therefore, it was constituted as a corpus for the present article, reflective diaries produced in the field and the teaching materials used in the class that were analyzed from the theoretical foundation of Applied Linguistics. The test results showed the importance of contextualized teaching practices, because the communication is not only limited to the structural components of the language, but it’s also completed when properly coordinated with other elements and aspects that constitute the social context.
KEYWORDS: Contextualized teaching practices. Teaching-Learning of English Language. Literacy.
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